Economia

EUA não reduzirão exportações de petróleo do Irã a zero, diz fonte

EUA devem anunciar nesta segunda-feira que compradores de petróleo iraniano precisam encerrar as importações em breve ou enfrentarão sanções

Estados Unidos não conseguirão reduzir as exportações iranianas de petróleo a zero, disse fonte (Christian Hartmann/Reuters)

Estados Unidos não conseguirão reduzir as exportações iranianas de petróleo a zero, disse fonte (Christian Hartmann/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 22 de abril de 2019 às 09h31.

Dubai — Os Estados Unidos não conseguirão reduzir as exportações iranianas de petróleo a zero, já que o Irã está pronto para qualquer decisão dos EUA de pôr fim a isenções concedidas a compradores de petróleo iraniano, informou a agência de notícias semi-oficial Tasnim nesta segunda-feira, citando uma fonte do Ministério do Petróleo iraniano não identificada.

Os Estados Unidos devem anunciar nesta segunda-feira que compradores de petróleo iraniano precisam encerrar as importações em breve ou enfrentarão sanções, disse uma fonte familiar à situação, provocando um aumento de 3 por cento nos preços do petróleo para seu maior nível neste ano.

"Independentemente de as isenções continuarem ou não, as exportações de petróleo do Irã não chegarão a zero sob nenhuma circunstância, a menos que as autoridades iranianas decidam parar as exportações de petróleo... e isso não é relevante agora", disse a "fonte informada" não identificada.

"Temos monitorado e analisado todos os cenários e condições possíveis para o avanço das exportações de petróleo de nosso país, e as medidas necessárias foram tomadas ... O Irã não está esperando pela decisão dos EUA ou pela falta dela para exportar seu petróleo", disse a Tasnim citando a fonte.

"Temos anos de experiência em neutralizar os esforços dos inimigos para golpear nosso país", acrescentou a fonte.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Indústria do petróleoIrã - PaísPetróleo

Mais de Economia

Governo sobe previsão de déficit de 2024 para R$ 28,8 bi, com gastos de INSS e BPC acima do previsto

Lula afirma ter interesse em conversar com China sobre projeto Novas Rotas da Seda

Lula diz que ainda vai decidir nome de sucessor de Campos Neto para o BC

Banco Central aprimora regras de segurança do Pix; veja o que muda

Mais na Exame