Economia

EUA mostram preocupação em mensagem à Argentina sobre a YPF

Nesta quinta-feira, o ministro espanhol de Relações Exteriores, José Manuel García-Margallo, conversou em Bruxelas sobre esse assunto com Hillary Clinton

Segundo o ministro espanhol, Clinton classificou a nacionalização da YPF como uma violação do direito internacional (©AFP/Arquivo / Philippe Desmazes)

Segundo o ministro espanhol, Clinton classificou a nacionalização da YPF como uma violação do direito internacional (©AFP/Arquivo / Philippe Desmazes)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de abril de 2012 às 16h44.

Washington - O Governo dos Estados Unidos confirmou nesta quinta-feira que entrou em contato com o Governo da Argentina para expressar sua preocupação sobre a decisão de expropriar 51% do capital da companhia petrolífera YPF do grupo espanhol Repsol.

O contato aconteceu através da Embaixada americana em Buenos Aires, disse o porta-voz adjunto do Departamento de Estado, Mark Toner, em entrevista coletiva diária.

"Este tipo de ação pode afetar de forma adversa o clima de investimento para os negócios americanos, para outros negócios, e para as companhias de outros países", ressaltou o porta-voz.

Nesta quinta-feira, o ministro espanhol de Relações Exteriores, José Manuel García-Margallo, conversou em Bruxelas sobre esse assunto com a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, que lhe expressou a oposição de Washington à medida do Governo da Argentina.

Em declarações à imprensa após o encontro, García-Margallo afirmou que Clinton lhe ofereceu apoio para colaborar conjuntamente em nível internacional com o objetivo de convencer o Governo argentino para retificar sua decisão.

Segundo o ministro espanhol, Clinton classificou a nacionalização da YPF como uma violação do direito internacional e uma medida prejudicial para o Governo argentino.

Na quarta-feira, o porta-voz do Departamento de Estado considerou que a decisão da Argentina cria um clima de investimento negativo, e pediu ao país que normalize suas relações com a comunidade financeira internacional. 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas espanholasIndústria do petróleoPaíses ricosAmérica LatinaEstados Unidos (EUA)ArgentinaRepsol YPF

Mais de Economia

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?

Balança comercial tem superávit de US$ 5,8 bi em novembro