Economia

Morre aos 102 anos Ronald Coase, Nobel de Economia

O britânico ganhou notoriedade com seu artigo "The Problem of Social Cost" (1960), as bases do reconhecido teorema de Coase


	O economista Ronald Coase: ele foi professor da Universidade de Chicago e  estava trabalhando em um livro sobre o poder econômico de China e Vietnã
 (AFP)

O economista Ronald Coase: ele foi professor da Universidade de Chicago e  estava trabalhando em um livro sobre o poder econômico de China e Vietnã (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 07h24.

Chicago - Ronald Coase, o economista britânico que ganhou o Prêmio Nobel em 1991, morreu nesta segunda-feira, aos 102 anos, informou a Universidade de Chicago.

Coase, que estudou na Universidade de Londres e na Escola de Economia e Ciência política de Londres, ganhou notoriedade com seu artigo "The Problem of Social Cost" (1960), as bases do reconhecido teorema de Coase.

Segundo o teorema, os direitos de propriedade bem definidos podem superar as forças alheias ao mercado. Outro trabalho inovador de Coase foi "The Nature of the Firm" (1937), que explica o conceito dos custos de transação e como isto explica os limites e características das empresas.

Após se casar com Marion Ruth Hartung em Chicago, Coase se mudou para os Estados Unidos, onde trabalhou na Universidade de Buffalo, na Universidade de Virgínia e na Universidade de Chicago, desde 1964.

Coase estava trabalhando em um livro sobre o poder econômico de China e Vietnã, chamado "How China Became Capitalist."

Acompanhe tudo sobre:EconomistasMortesNobelPrêmio Nobel

Mais de Economia

Reforma tributária: videocast debate os efeitos da regulamentação para o agronegócio

Análise: O pacote fiscal passou. Mas ficou o mal-estar

Amazon, Huawei, Samsung: quais são as 10 empresas que mais investem em política industrial no mundo?

Economia de baixa altitude: China lidera com inovação