Economia

Morre aos 102 anos Ronald Coase, Nobel de Economia

O britânico ganhou notoriedade com seu artigo "The Problem of Social Cost" (1960), as bases do reconhecido teorema de Coase


	O economista Ronald Coase: ele foi professor da Universidade de Chicago e  estava trabalhando em um livro sobre o poder econômico de China e Vietnã
 (AFP)

O economista Ronald Coase: ele foi professor da Universidade de Chicago e  estava trabalhando em um livro sobre o poder econômico de China e Vietnã (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 07h24.

Chicago - Ronald Coase, o economista britânico que ganhou o Prêmio Nobel em 1991, morreu nesta segunda-feira, aos 102 anos, informou a Universidade de Chicago.

Coase, que estudou na Universidade de Londres e na Escola de Economia e Ciência política de Londres, ganhou notoriedade com seu artigo "The Problem of Social Cost" (1960), as bases do reconhecido teorema de Coase.

Segundo o teorema, os direitos de propriedade bem definidos podem superar as forças alheias ao mercado. Outro trabalho inovador de Coase foi "The Nature of the Firm" (1937), que explica o conceito dos custos de transação e como isto explica os limites e características das empresas.

Após se casar com Marion Ruth Hartung em Chicago, Coase se mudou para os Estados Unidos, onde trabalhou na Universidade de Buffalo, na Universidade de Virgínia e na Universidade de Chicago, desde 1964.

Coase estava trabalhando em um livro sobre o poder econômico de China e Vietnã, chamado "How China Became Capitalist."

Acompanhe tudo sobre:EconomistasMortesNobelPrêmio Nobel

Mais de Economia

Se Trump deportar 7,5 milhões de pessoas, inflação explode nos EUA, diz Campos Neto

Câmara aprova projeto do governo que busca baratear custo de crédito

BB Recebe R$ 2 Bi da Alemanha e Itália para Amazônia e reconstrução do RS

Arcabouço não estabiliza dívida e Brasil precisa ousar para melhorar fiscal, diz Ana Paula Vescovi