Economia

Engenheiro agrônomo é novo presidente da Embrapa

Lopes assume o cargo, vago desde o final do mês passado, quando Pedro Antônio Arraes pediu exoneração


	Laboratório da Embrapa, em Brasília: O engenheiro conduziu as atividades do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, em Brasília
 (Cristiano Mariz/Exame)

Laboratório da Embrapa, em Brasília: O engenheiro conduziu as atividades do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, em Brasília (Cristiano Mariz/Exame)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2012 às 17h21.

Brasília - O pesquisador Maurício Antônio Lopes é o novo presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A nomeação do engenheiro agrônomo foi publicada hoje (10) no Diário Oficial da União. Formado pela Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, Lopes é pesquisador da empresa desde 1989 e, há dois anos, assumiu a diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa.

Lopes assume o cargo, vago desde o final do mês passado, quando Pedro Antônio Arraes pediu exoneração. Em pouco mais de 20 anos na empresa, Lopes desenvolveu estudos em genética e melhoramento de plantas, foi líder do programa de melhoramento de milho e chefe de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas, Minas Gerais. É apontado também como um dos responsáveis pelo processo de aprimoramento do Sistema Embrapa de Gestão (SEG).

O engenheiro conduziu as atividades do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, em Brasília, e foi articulador internacional da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

Coordenador responsável pela implantação do Labex Coreia - programa de cooperação internacional da Embrapa na Ásia, em Suwon, República da Coreia -, Lopes tem mestrado em genética pela Purdue University (Estados Unidos), doutorado em genética molecular pela University of Arizona (Estados Unidos) e pós-doutorado pelo Departamento de Agricultura da FAO-ONU (Roma-Itália).

Maurício Antônio Lopes também foi pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, gerente de agricultura da Kieppe Agropecuária (Bahia) e gerente de território da Purina Alimentos, no Rio de Janeiro.

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaEmbrapaGovernoTrigo

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor