Economia

Empréstimo do BNDES permitirá que Petrobras forneça gás natural e água

O BNDES vai liberar empréstimo de 86,6 milhões de reais para a instalação de uma usina termoelétrica a gás natural com capacidade de geração de 226 megawatts no município de Ibirité, Minas Gerais. O projeto da Ibiritermo sociedade de propósito específico controlada em partes iguais pela Petrobras e pela Edison S.p.A. (subsidiária da Fiat) prevê […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h39.

O BNDES vai liberar empréstimo de 86,6 milhões de reais para a instalação de uma usina termoelétrica a gás natural com capacidade de geração de 226 megawatts no município de Ibirité, Minas Gerais. O projeto da Ibiritermo sociedade de propósito específico controlada em partes iguais pela Petrobras e pela Edison S.p.A. (subsidiária da Fiat) prevê um investimento total de 623 milhões de reais.

O projeto, já em andamento, tem como objetivo construir e operar uma térmica, vizinha à Refinaria Gabriel Passos (Regap) da Petrobras, em Ibirité. A Petrobras fornecerá à Ibiritermo gás natural e água para conversão em energia elétrica, que, por sua vez, será integralmente absorvida pela Petrobras.

A energia produzida poderá ser distribuída para três subestações próximas à Ibiritermo: uma da própria Petrobras, na Regap (ligada à estação Barreiro, da Cemig), e duas subestações da Cemig (Cinco e Betim), todas dentro de um raio de 3 Km de distância. Assim, a Ibiritermo poderá transmitir energia para a refinaria Regap da Petrobras, para a fábrica de automóveis da Fiat em Betim ou para o sistema elétrico mineiro através da subestação Barreiro, da Cemig.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Novos dados aumentam confiança do Fed em desaceleração da inflação, diz Powell

Lula pede solução de contradições de europeus para acordo com Mercosul

Crescimento econômico da China desaponta e pressiona Xi Jinping

Prévia do PIB: IBC-Br sobe 0,25% em maio, após estabilidade em abril

Mais na Exame