Economia

Emprego na indústria cresce 0,3% em julho

Resultado acumulado no ano e nos últimos dozes meses, no entanto, mostra queda no número de trabalhadores

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h45.

A indústria brasileira apresentou em julho o primeiro resultado positivo no nível de emprego após 9 quedas consecutivas, na comparação com o mesmo mês de 2005, e aumentou em 0,3% o número de empregados. De acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o resultado positivo do setor foi motivado por um número de contratações maior do que o de demissões em seis de 14 áreas pesquisadas e em sete de 18 setores analisados.

Segundo o IBGE, as áreas que apresentaram maior elevação no nível de emprego industrial foram a região Norte e Centro-Oeste, com índice positivo de 9,2%, e o estado de São Paulo, com expansão de 1,4%. As baixas mais profundas no número de empregados, no período, foram apuradas no Rio Grande do Sul, com queda de 8,6%, e no Paraná, onde a quantidade de funcionários caiu 1,1%.

Entre os setores, aumentou o pessoal ocupado principalmente nos ramos de refino de petróleo e produção de álcool e de alimentos e bebidas, com índices respectivos de 15,2% e 6,6%. Na contramão, o setor de calçados e artigos de couro reduziu em 11,5% o contingente de trabalhadores.

Quando comparado ao desempenho de junho, a indústria também mostrou alta de 0,3% no total de funcionários. No acumulado do ano, o resultado, porém, é negativo: queda de 0,4%, mesmo índice acumulado na análise do emprego industrial nos últimos 12 meses.

Remuneração

O número de horas pagas aos trabalhadores da indústria ficou praticamente estável em julho, com alta de 0,1%, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Frente ao apurado em junho, o total representou queda de 1,2%.

Já o valor da folha de pagamento real subiu 1,9% em julho frente a julho de 2005, com aumento em 11 de 14 locais pesquisados e em nove de 18 setores. Comparado ao registrado em junho, no entanto, o salário recebido pelos funcionários da indústria sofreu redução de 0,2%. No acumulado de 2006, a remuneração registra expansão de 0,9%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Pix: Banco Central já devolveu R$ 1,1 bi para vítimas de fraudes ou falhas no sistema

Câmara tem até quarta-feira para votar reoneração da folha e cumprir decisão do STF

China registra crescimento de 6% no comércio exterior nos primeiros oito meses de 2024

Inflação de agosto desacelera e fica em -0,02%; IPCA acumulado de 12 meses cai para 4,24%