Economia

Em um ano, procura por crédito cai 12%, diz a Boa Vista

O mercado de crédito passou por diversos ajustes nos últimos meses com o objetivo de estimular a retomada


	Empréstimos: na comparação com julho, houve um leve aumento, de 0,5%
 (Roberto Setton/VEJA)

Empréstimos: na comparação com julho, houve um leve aumento, de 0,5% (Roberto Setton/VEJA)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de setembro de 2014 às 11h34.

São Paulo - A demanda dos consumidores por crédito caiu 12,0% no mês de agosto na comparação com agosto de 2013, segundo a Boa Vista Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).

Em outras bases comparativas também houve queda: as retrações foram de 4,9%, no acumulado dois oito primeiros meses do ano, e de 3,1%, em 12 meses. Na comparação com julho, houve um leve aumento, de 0,5%, já descontados os efeitos sazonais.

"Contudo, esse aumento pode ser considerado pontual, uma vez que a tendência é de queda", diz a instituição, em nota.

A análise dos segmentos que compõem o indicador geral indica que o recuo de 0,9% na demanda por crédito em instituições financeiras limitou a alta na margem, já que o outro componente, que mede a demanda por crédito no setor não-financeiro, registrou alta de 1,4% nesta base comparativa.

A Boa Vista ressalta que o mercado de crédito passou por diversos ajustes nos últimos meses com o objetivo de estimular a retomada da procura por financiamento por parte dos consumidores.

"Contudo, pelo próprio caráter das medidas mais estruturais, até o presente momento os impactos não foram significativos", diz a instituição, ponderando ser possível uma reversão deste cenário apenas em meados de 2015, com a "suavizando o atual aperto monetário e, consequentemente, maiores estímulos à demanda".

O indicador de Demanda por Crédito - Pessoa Física é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF feitas por empresas à base de dados da Boa Vista. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal.

Acompanhe tudo sobre:EmpréstimosCréditoSCPC

Mais de Economia

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?

Balança comercial tem superávit de US$ 5,8 bi em novembro