Economia

Em meio a tensão entre EUA e China, OMC prevê contração do comércio global

Índice, antes chamado de Indicador de Perspectivas do Comércio Mundial, chegou aos 95,7 pontos, a pior marca desde março de 2010

China: OMC alertou para uma contração no comércio global no terceiro trimestre de 2019 (DuKai/Getty Images)

China: OMC alertou para uma contração no comércio global no terceiro trimestre de 2019 (DuKai/Getty Images)

E

EFE

Publicado em 15 de agosto de 2019 às 11h59.

Genebra — A Organização Mundial do Comércio (OMC) divulgou nesta quinta-feira que os últimos números sobre exportação, transporte aéreo de carga e outros indicadores econômicos apontam para uma contração no comércio global no terceiro trimestre de 2019.

As informações constam no Barômetro de Comércio de Mercancias, em meio a uma guerra comercial travada por Estados Unidos e China, agora também levada para o campo financeiro, com conflito de divisas entre os dois países.

O índice, antes chamado de Indicador de Perspectivas do Comércio Mundial, chegou aos 95,7 pontos, a pior marca desde março de 2010.

A expectativa, a partir do registro abaixo dos 100 pontos, é que haja uma retração no comércio global. Quando supera, a previsão é que haja uma expansão, o que não acontece há um ano.

Os seis subindicadores, que juntos foram o cálculo do Barômetro de Comércio de Mercancias, também mostraram queda, especialmente, o do tráfego aéreo de mercadorias, que foi a 91,4 pontos, e o da evolução do setor de eletrônica, que chegou a 90,7.

Só as mercadorias marítimas estiveram perto dos 100 pontos no indicador, alcançando os 99, enquanto o índice de pedidos de exportação atingiu 97,5 pontos, o de produção e venda de automóveis chegou a 93,5, e o de matérias-primas e agrícolas a 97,1.

"A leitura do último Barômetro sugere que o comércio de mercadorias se manterá frágil no segundo e no terceiro trimestre", apontou a OMC em comunicado.

Nos últimos números trimestrais completos da organização, referentes aos primeiros três meses do ano, foi registrado aumento de 1,2% no comércio mundial de mercadorias, 2,8 pontos percentuais a menos do que no mesmo período de 2018.

Acompanhe tudo sobre:ComércioCrise econômicaGuerras comerciaisOMC – Organização Mundial do Comércio

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor