Economia

Economia informal brasileira equivale ao PIB Argentino

Pesquisa da FGV mostra que a atividade econômica "subterrânea" movimentou R$ 578 bilhões no país em 2009

Estudo da FGV mostra que o comércio informal representa quase 20% do PIB brasileiro (./Exame)

Estudo da FGV mostra que o comércio informal representa quase 20% do PIB brasileiro (./Exame)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de julho de 2010 às 16h22.

São Paulo - A economia informal movimentou, em 2009, uma quantia equivalente a cerca de um quinto (18,5%) do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Segundo uma pesquisa divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pelo Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (Etco), a cifra gerada pelas atividades "subterrâneas" foi de 578 bilhões de reais.

Um exemplo dado pelo presidente do Etco, André Franco Montouro Filho, contribui para a compreensão do tamanho do problema. "Estamos falando de quase R$ 600 bilhões, que ficam à margem da economia formal brasileira. O mercado informal no Brasil supera a economia da Argentina."

Apesar de surpreendentes, os dados do estudo revelam que houve melhora dos números na comparação com os últimos seis anos. De 2003, quando foi iniciada a série de estimativas do índice, até 2010, os valores absolutos passaram de 357 bilhões para os atuais 578 bilhões de reais. Contudo, o PIB brasileiro teve um crescimento de 1,7 trilhão para 3,14 trilhões de reais. Portanto, houve uma queda na comparação, de 21% para 18,4%.

O pesquisador da FGV Fernando de Holanda Barbosa explicou que uma das principais causas da queda na participação da economia informal nos números totais foi o aumento da procura por crédito. Ele disse que as empresas e trabalhadores passaram a preferir os custos da formalização a continuar sem alguns benefícios que ela traz, como o acesso a financiamentos.

Barbosa afirmou ainda que os números relacionados à indústria subterrânea estão longe de atingir um ponto ideal. Este fato fica mais evidente quando se compara o Brasil com a média dos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), nos quais a participação da atividade à margem da formalidade chega a 10% do PIB.
 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaArgentinaDados de BrasilIndicadores econômicosInformalidadePIB

Mais de Economia

Após mercado prever altas da Selic, Galípolo afirma que decisão será tomada 'reunião a reunião'

IBC-Br: prévia do PIB sobe 0,80% em setembro, acima do esperado

Após explosões na Praça dos Três Poderes, pacote de corte de gastos só será anunciado depois do G20

Governo avalia mudança na regra de reajuste do salário mínimo em pacote de revisão de gastos