Economia

Economia global está a caminho de ciclos mais curtos e voláteis

Ciclos econômicos mais curtos marcariam uma transformação fundamental após meio século de períodos mais longos de mudança com inflação e taxas de juros cada vez mais baixas

Prédio do Societe Generale (Pascal Le Segretain/Getty Images)

Prédio do Societe Generale (Pascal Le Segretain/Getty Images)

B

Bloomberg

Publicado em 17 de setembro de 2021 às 21h43.

Por William Horobin, da Bloomberg

Atritos na economia mundial, Covid-19 e uma mudança de postura sobre a política monetária e fiscal prenunciam uma nova era de maior volatilidade, de acordo com economistas do Société Générale.

O banco francês espera mais gargalos e picos de demanda por certas habilidades devido a uma aceleração sincronizada das transições para uma economia digital e de baixo carbono, acompanhada por mudanças no estilo de vida após a pandemia. Ao mesmo tempo, os principais bancos centrais têm modificado estratégias para tolerar a inflação acima da meta, e governos adotam estímulos fiscais menos preocupados com o alto endividamento.

“Todos esses movimentos acontecem ao mesmo tempo, em nível global. Para nós, isso em si é uma fonte de atrito”, disse a economista-chefe do Société Générale, Michala Marcussen.

Ciclos econômicos mais curtos marcariam uma transformação fundamental após meio século de períodos mais longos de mudança com inflação e taxas de juros cada vez mais baixas. Essa perspectiva já gera um debate sobre a duração dos recentes aumentos de preços e dificulta o caminho para que bancos centrais e governos revertam políticas monetárias e fiscais expansionistas.

Marcussen disse que, embora a extensão da mudança ainda seja uma “questão em aberto”, o Société Générale sente-se cada vez mais inclinado a reconhecer a nova situação em seus modelos.

“A incerteza, que não é totalmente negativa, corre o risco de criar ciclos mais curtos e voláteis”, disse Marcussen. “Estamos em uma encruzilhada.”

Assine a EXAME e acesse as notícias mais importantes em tempo real.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusPandemiaPolítica monetáriaSociété Générale

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor