Economia

Economia dos EUA cresceu a ritmo de 4% no 2º trimestre

Atividade econômica dos Estados Unidos cresceu a um ritmo anual de 4% no segundo trimestre deste ano


	Estados Unidos: índice cresce após contração de 2,1% entre janeiro e março
 (David Maung/Bloomberg)

Estados Unidos: índice cresce após contração de 2,1% entre janeiro e março (David Maung/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de julho de 2014 às 10h50.

Washington - <span>A atividade econômica dos <strong><a href="https://exame.com.br/topicos/estados-unidos">Estados Unidos</a></strong> cresceu a um ritmo anual de 4% no segundo trimestre deste ano, após uma contração de 2,1% entre janeiro e março, informou nesta quarta-feira o Departamento de Comércio.</span></p>

No primeiro de três cálculos do Produto Interno Bruto (PIB) trimestral, o governo afirmou que o gasto dos consumidores, que nos Estados Unidos equivale a mais de dois terços da atividade econômica, cresceu 2,5% entre abril e junho.

O aumento do PIB no segundo trimestre supera as expectativas da maioria dos analistas, que tinham calculado um ritmo de crescimento de 3,2%.

Os Estados Unidos tiveram um inverno particularmente frio e com muitas tempestades de neve, que paralisaram as atividades em boa parte do país.

O relatório de hoje demonstra um maior ímpeto nas despesas no setor da construção, maiores investimentos empresariais, um crescimento notável dos estoques e um aumento leve dos gastos governamentais.

O único setor que foi um empecilho na reativação do segundo trimestre foi o de comércio exterior, com um aumento de 11,7% nas importações, frente a um aumento de 9,5% nas exportações.

A inflação, medida pelo índice de preços em despesas de consumo, que o Federal Reserve usa como referência para sua política monetária, foi de 2,3% entre abril e junho, comparado com o 1,4% do primeiro trimestre.

*Atualizada às 10h50 do dia 30/07/2014

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)Indicadores econômicosDesenvolvimento econômicoCrescimento econômicoPIB

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado reduz projeção do IPCA para 2026 pela 5ª vez consecutiva

Após ata, aposta por corte de 0,5 ponto na Selic em março ganha força

Carlos Antonio Rocca, fundador do Cemec-Fipe, morre aos 85 anos

R$ 88 bi do PIB e 640 mil empregos: os impactos do fim da escala 6x1