Economia

Economia do Chile desaba 14,1% em abril com pandemia de coronavírus

Abril é o primeiro mês que registra na íntegra o impacto do isolamento social e a paralisação das atividades econômicas durante a pandemia de coronavírus

 (afp/AFP)

(afp/AFP)

A

AFP

Publicado em 1 de junho de 2020 às 12h25.

Última atualização em 1 de junho de 2020 às 12h28.

A economia chilena registrou queda expressiva de 14,1% em abril na comparação com o mesmo mês do ano passado, consequência do impacto da crise de saúde do coronavírus sobre os serviços e comércio, anunciou o Banco Central.

O indicador, o pior desde o início dos registros no país, superou as projeções do mercado: os cálculos mais pessimistas projetavam queda de até 10% no quarto mês do ano.

O retrocesso é consequência das restrições aplicadas pelas autoridades para conter a expansão do coronavírus, que no Chile, país de 18 milhões de habitantes, já superou a barreira de 1.000 vítimas fatais e se aproxima dos 100.000 casos.

De acordo com o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (Imacec), um indicador que antecipa o cálculo subsequente do PIB, a série sem as variações sazonais caiu 8,7% em relação ao mês anterior e 12,4% em 12 meses.

Pessoas fazem compras no mercado La Vega, na Recoleta, Santiago do Chile, 6 de maio de 2020

(afp/AFP)

Abril é o primeiro mês que registra na íntegra as restrições à mobilidade e o fechamento do grande comércio e da maioria das atividades de produção, medidas decretadas para conter a propagação do coronavírus.

A paralisação das atividades produtivas e comerciais na capital Santiago antecipam que os dados econômicos de maio serão ainda piores.

Antes da pandemia, as autoridades calculavam um crescimento de 1,1% para a economia chilena em 2020, mas agora as estimativas apontam uma queda do PIB de entre 2,5% e 4%.

Acompanhe tudo sobre:Crise econômicaChilePIBCoronavírus

Mais de Economia

Desemprego cai para 5,6% em 2025, menor nível da série histórica

Brasil cria 1,2 milhão de empregos formais em 2025, menor saldo desde 2020

Haddad confirma saída do ministério da Fazenda em fevereiro

Dutra terá corredor logístico eletrificado entre Rio de Janeiro e São Paulo