Economia

Desemprego em SP atingiu 8,6% em outubro, diz IBGE

Por Jacqueline Farid Rio - A taxa de desemprego em São Paulo ficou em 8,6% em outubro, ante 8,7% registrados em setembro, revelou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em outubro do ano passado, a taxa em São Paulo havia ficado em 7,7%. De acordo com o gerente da Pesquisa Mensal de […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de novembro de 2009 às 11h47.

Por Jacqueline Farid

Rio - A taxa de desemprego em São Paulo ficou em 8,6% em outubro, ante 8,7% registrados em setembro, revelou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em outubro do ano passado, a taxa em São Paulo havia ficado em 7,7%.

De acordo com o gerente da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do instituto, Cimar Azeredo, ao longo de 2009 o número de desocupados na região metropolitana de São Paulo vem crescendo com taxas elevadas, puxadas sobretudo pelas demissões no setor industrial. Por isso, a taxa na região é superior à do ano passado, ao contrário do que ocorre na média das seis regiões pesquisadas.

Em outubro, o número de desocupados aumentou 10,4% em São Paulo ante igual mês do ano passado, ainda que tenha ocorrido queda, de 2,1%, em relação a setembro deste ano. Azeredo explica que o aumento apurado em outubro ante igual mês de 2008 foi puxado pela indústria, pelo comércio e pelo segmento de outros serviços. Este ano, a taxa de desemprego na região tem sido puxada especialmente pelo setor industrial. A taxa de desemprego em São Paulo, de janeiro a outubro, ficou em 9,5%, ante os 8,6% verificados em igual período do ano passado.

 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Lula: Isenção do IR até R$ 5mil tem que ser compensada por ricos e saque aniversário não pode acabar

China inaugura a era da 'Economia de baixa altitude' com explosão de novos negócios em 2024

Banco Central da China cria linha de swap de US$ 70,6 bilhões para estimular economia

Setor de serviços recua 0,4% em agosto, após atingir recorde no mês anterior