Economia

Demanda instantânea de energia bate 3 recordes na semana

Demanda atingiu 83.307 megawatts (MW) de carga às 15h24 da quinta-feira


	Cabos de transmissão de energia elétrica:  recordes de demanda de energia instantânea ocorrem num momento de altas temperaturas na maioria das regiões do país
 (Dado Galdieri/Bloomberg)

Cabos de transmissão de energia elétrica:  recordes de demanda de energia instantânea ocorrem num momento de altas temperaturas na maioria das regiões do país (Dado Galdieri/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de janeiro de 2014 às 13h50.

São Paulo - A demanda instantânea por energia no sistema elétrico brasileiro bateu o terceiro recorde seguido nesta semana, ao atingir 83.307 megawatts (MW) de carga às 15h24 da quinta-feira, impulsionada pelas altas temperaturas no país.

O recorde anterior tinha ocorrido no quarta-feira, quando a carga atingiu 82.306 MW às 15h30, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) nesta sexta-feira. Na terça-feira, a demanda instantânea de energia no sistema já tinha batido recorde anterior, chegando a 81.591 MW às 15h21.

A região Sul, separadamente, também registrou três recordes consecutivos de demanda instantânea de energia nesta semana, sendo que na quinta-feira, a carga chegou a 17.315 MW, às 14h19.

"As temperaturas altas nessa região e no país, principalmente nas capitais do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, foram o motivo desse aumento na carga, bem como o reinício da atividade produtiva brasileira", informou o ONS no Boletim de Carga Especial publicado em seu site.

Os recordes de demanda de energia instantânea ocorrem num momento de altas temperaturas na maioria das regiões do país, o que motiva o uso de equipamentos de refrigeração, e enquanto os reservatórios das hidrelétricas ainda estão em níveis baixos e a maioria das térmicas está acionada.

O ONS ainda deve divulgar nesta sexta-feira indicações sobre custo marginal de operação do sistema para a próxima semana e previsões de chuva. E a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) deve divulgar até o fim do dia o Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) para a próxima semana.

Acompanhe tudo sobre:EnergiaEnergia elétricaONSServiços

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor