Economia

Default dos EUA pode começar no fim de outubro sem aumento

País pode começar a ficar inadimplente em breve se o Congresso não aumentar o teto de dívida federal de US$16,7 trilhões


	Notas de dólar: Tesouro vai começar a ficar sem dinheiro para pagar as obrigações que se iniciam aproximadamente no fim de outubro, mas o cronograma disso pode mudar
 (Getty Images)

Notas de dólar: Tesouro vai começar a ficar sem dinheiro para pagar as obrigações que se iniciam aproximadamente no fim de outubro, mas o cronograma disso pode mudar (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de setembro de 2013 às 14h49.

Washington - Os Estados Unidos podem começar a ficar inadimplentes em suas obrigações entre o fim de outubro e meados de novembro, se o Congresso não aumentar o teto de dívida federal de 16,7 trilhões de dólares, disse nesta terça-feira o diretor do Escritório de Orçamento do Congresso.

Doug Elmendorf disse em entrevista à imprensa que a própria estimativa do Departamento do Tesouro dos EUA de que irá ficar sem capacidade de empréstimo em meados de outubro, com um saldo de caixa de 50 bilhões de dólares, "parece plausível para nós" baseado nos atuais fluxos de caixa do Tesouro.

O Tesouro vai começar a ficar sem dinheiro para pagar as obrigações que se iniciam aproximadamente no fim de outubro, mas o cronograma disso pode mudar baseado na força da arrecadação de receita, disse ele.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)Dívida públicaInadimplência

Mais de Economia

Em 1º turno, Câmara aprova PEC que estabelece gasto mínimo para assistência social

FGTS como garantia para crédito consignado deve sair em maio, diz Dataprev

Governo vai subir para 32% a proporção de etanol na gasolina no 1º semestre, diz Silveira

Governo publica decreto que zera alíquotas do PIS/Cofins para querosene de aviação