Debate sobre uma mudança na meta de inflação é uma "não discussão", diz Tebet
O secretário executivo da Fazenda, Gabriel Galípolo, também afirmou não ser pertinente "antecipar qualquer coisa"
Agência de notícias
Publicado em 30 de maio de 2023 às 16h31.
Última atualização em 30 de maio de 2023 às 17h25.
A ministra do Planejamento, Simone Tebet , voltou a dizer nesta terça-feira, 30, que o debate sobre uma mudança na meta de inflação é uma "não discussão" no momento, e que o tema da reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) de junho ainda não foi discutido entre as pastas da equipe econômica. Na mesma live promovida pelo "O Globo" e "Valor Econômico", o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, indicado a diretoria de Política Monetária do Banco Central, disse não ser "pertinente antecipar qualquer coisa", tendo em vista ainda o contexto de sua indicação.
"Eu que não sou votante, cabe menos ainda a mim falar, e na condição de indicado fica ainda mais complexo", disse ele.
- Ministério da Fazenda diz que sabatinas de Galípolo e Aquino ainda não têm data definida
- Galípolo diz que juros longos devem bater mínimas nesta semana
- 13º salário do INSS: pagamento começa nesta quinta-feira
- Operação Oraculum: PF e Ibama combatem extração ilegal de diamantes e madeira de terras indígenas
- Estoques de petróleo dos EUA recuam 12,4 milhões de barris na semana, revela DoE
- Bradesco fora do ar? Clientes reclamam de problemas no app do banco
Ministra evita possível reação do mercado
Contudo, Galípolo criticou a avaliação de que o debate sobre as metas de inflação seria casuísta e oportunista. "Ficou a sensação que não reflete verdade, que existiria debate oportunista, casuísta, olhando sistema de meta de inflação a partir de óptica de resultado especifica que se possa desejar. Toda a equipe discute de maneira contínua o que são as melhores práticas das autoridades monetárias para o Brasil estar sempre na melhor política disponível. O que será resultado do CMN é só quando tiver a reunião mesmo", respondeu.
Já Tebet ponderou também que qualquer declaração sua ou da Fazenda sobre o tema afetaria o câmbio e a bolsa, e reafirmou que o sistema de metas não foi tema de sua reunião com Fernando Haddad na segunda-feira.
"Não estamos falando de meta de inflação, até porque só temos bons números", disse a ministra, em referência às previsões de crescimento e inflação divulgadas pela Fazenda na semana passada. "É uma não discussão, qualquer coisa que saia da fala nossa impacta o dólar e a bolsa, depois da nossa reunião, tratamos de tudo, até da questão do carro popular, e o assunto CNM não foi discutido. Uma semana antes, vamos sentar, eu, Fazenda, se houver necessidade o presidente do BC, e no CMN vamos discutir", comentou.