Exame Logo

Cresce chance de recessão no Brasil em 2014, diz Moody's

Diretor da agência prevê que a economia brasileira tenha sofrido contração no segundo trimestre e que a fraqueza deve aumentar na segunda metade do ano

Moody's: economista afirmou que BC terá missão difícil de comunicação com investidores (REUTERS/Brendan McDermid)
DR

Da Redação

Publicado em 22 de julho de 2014 às 17h37.

São Paulo - Uma sucessão de notícias econômicas ruins nas últimas semanas vem motivando discussões sobre uma possível recessão no Brasil este ano.

Alfredo Coutiño, diretor para América Latina da Moody's Analytics , afirmou hoje que a probabilidade de o país ter dois trimestres consecutivos de contração no Produto Interno Bruto ( PIB ) este ano "está superando 50%".

Veja também

Coutiño prevê que a economia brasileira tenha sofrido contração no segundo trimestre e que a fraqueza deve aumentar na segunda metade do ano.

O economista também afirmou que o Banco Central terá uma missão difícil de comunicação pela frente, uma vez que os últimos números mensais de inflação mostraram desaceleração, mas o cenário anual continua mostrando sinais de pressão.

"O Banco Central terá que comunicar a questão muito claramente para acalmar os mercados e convencer os participantes da inércia da inflação", afirmou.

O BC optou por manter a taxa básica de juros - a Selic - em 11% nas duas últimas reuniões, em um cenário de fraco desempenho econômico, apesar das pressões inflacionárias.

Com informações da Dow Jones Newswires

Acompanhe tudo sobre:Banco Centraleconomia-brasileiraIndicadores econômicosInflaçãoMercado financeiroPIB

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame