Economia

Copom mantém taxa Selic em 8,75% ao ano

São Paulo - O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu hoje manter a taxa Selic em 8,75% ao ano, nível em que se encontra desde julho do ano passado. A decisão dos membros do Copom foi unânime. A Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira e no início de […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h43.

São Paulo - O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu hoje manter a taxa Selic em 8,75% ao ano, nível em que se encontra desde julho do ano passado. A decisão dos membros do Copom foi unânime. A Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira e no início de 2009 estava em 12,75% ao ano.

Esse resultado da primeira reunião do Copom neste ano já era amplamente previsto pelo mercado. Sessenta de um total de 61 economistas consultados pela Agência Estado previam a estabilidade da taxa Selic em janeiro. Na opinião da maioria dos especialistas, nem a inflação, nem a recuperação da atividade econômica justificam uma mudança neste momento.

O que divide os especialistas é se o Banco Central já enxerga riscos concretos que levem a um aperto monetário ainda neste primeiro semestre. Dentre os 60 analistas que previam a manutenção, havia aqueles que acreditavam que a reunião de janeiro já serviria de preparação para o início do ciclo de aperto monetário.

A próxima reunião do Copom está marcada para os dias 16 e 17 de março. A ata da reunião de hoje será divulgada pelo BC na quinta-feira da próxima semana, dia 4 de fevereiro.

 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Ministério da Fazenda divulga lista com bets liberadas no Brasil; veja lista

Moody’s eleva nota de crédito do Brasil de Ba2 para Ba1 e mantém perspectiva positiva

Comércio paulista cresce 14,3% nos primeiros oito meses de 2024

Lista de ‘bets’ regulares está passando por análise criteriosa, diz secretário