Economia

Consumo de gás natural cai 17,95% em fevereiro, diz Abegás

Conforme a entidade, a queda é resultado da redução da atividade econômica, que se reflete no menor consumo das indústrias


	Gás: conforme a entidade, a queda é resultado da redução da atividade econômica, que se reflete no menor consumo das indústrias
 (Getty Images)

Gás: conforme a entidade, a queda é resultado da redução da atividade econômica, que se reflete no menor consumo das indústrias (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de abril de 2016 às 16h21.

São Paulo - O consumo de gás natural no país totalizou 67,13 milhões de metros cúbicos diários em fevereiro o que corresponde a uma redução de 17,95% em relação ao volume anotado no mesmo período do ano passado.

Na comparação com janeiro também houve queda, de 1,29%. Os dados fazem parte de levantamento feito pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), que reúne números de concessionárias em 20 Estados.

Conforme a entidade, a queda é resultado da redução da atividade econômica, que se reflete no menor consumo das indústrias.

"A retração no consumo total - principalmente na comparação com os dados de 2015 - é um dos indicadores da redução da atividade industrial e da desaceleração econômica no país", declarou o presidente executivo da Abegás, Augusto Salomon, por meio de nota.

O volume de gás natural destinado ao segmento industrial recuou 14,29% na comparação com fevereiro do ano passado.

Mas além do menor consumo de gás pelas indústrias, a Abegás salienta o impacto da retração da atividade produtiva na demanda por energia elétrica, que contribuiu para a redução do despachos térmicos, ocasionando uma diminuição de 30,13% no consumo de gás para a geração de eletricidade no mês passado.

Na comparação com janeiro, a queda no uso do gás para energia elétrica foi de 9,41%, tendo em vista o desligamento das térmicas, também propiciado pela melhora da situação dos reservatórios das hidrelétricas do país. Já o consumo industrial avançou 2,69%.

Dentre os demais segmentos, os dados da Abegás apontam um crescimento do consumo de gás natural em fevereiro, frente igual mês do ano passado, nas residências (+30,20%), no comércio (+9,99%) e na cogeração (+7,87%). Já o setor automotivo apresentou consumo estável (+0,16%).

Acompanhe tudo sobre:ConsumoGás

Mais de Economia

Brasil é 'referência mundial' em regulação financeira, diz organizador de evento paralelo do G20

Governo teme “efeito cascata” no funcionalismo se Congresso aprovar PEC do BC

Banco Central estabelece regras para reuniões com agentes do mercado financeiro

Produção industrial sobe 4,1% em junho, maior alta desde julho de 2020

Mais na Exame