Economia

Consumo de gás em São Paulo cai 16,2% em 2016

Foram utilizados, durante todo o ano passado, 5,03 bilhões de metros cúbicos (m³), contra 6 bilhões de m³ em 2015

Gás: o setor industrial, responsável por 72,9% do consumo de gás no Estado, utilizou 3,8 bilhões de m³ (Patricia Santos)

Gás: o setor industrial, responsável por 72,9% do consumo de gás no Estado, utilizou 3,8 bilhões de m³ (Patricia Santos)

R

Reuters

Publicado em 7 de fevereiro de 2017 às 15h40.

Rio de Janeiro - O consumo de gás canalizado de São Paulo caiu 16,2 por cento em 2016 ante o ano anterior, devido à retração da demanda industrial e de usinas termelétricas, registrando seu terceiro recuo anual consecutivo, segundo pesquisa publicada nesta quarta-feira pela Secretaria Estadual de Energia e Mineração.

Foram utilizados, durante todo o ano passado, 5,03 bilhões de metros cúbicos (m³), contra 6 bilhões de m³ em 2015.

O setor industrial, responsável por 72,9 por cento do consumo de gás no Estado, utilizou 3,8 bilhões de m³, indicando um decréscimo de 7,5 por cento em relação ao ano anterior.

"O gás canalizado é uma das principais fontes de energia para a indústria e São Paulo é o Estado mais industrializado do país. A redução de 313 milhões de metros cúbicos no consumo anual de gás desse setor reflete exatamente a desaceleração da economia nacional em 2016", disse em nota o secretário de Energia e Mineração de São Paulo, João Carlos Meirelles.

O secretário explicou ainda que o período chuvoso do ano passado encheu os reservatórios de usinas hidrelétricas, fazendo com que termelétricas fossem desligadas e reduzissem o consumo de gás em 676 mil m³ ante o ano anterior.

Em contrapartida, o consumo dos setores residencial e comercial subiu em 2016 em relação a 2015, com crescimento de 15,4 por cento nas residências e 5,6 por cento no comércio, enquanto o consumo de gás natural veicular (GNV) ficou praticamente estável, com alta de 0,4 por cento no ano.

Em dezembro, o consumo total de gás no Estado caiu 6,3 por cento ante o mesmo mês do ano anterior.

Acompanhe tudo sobre:ConsumoGássao-paulo

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor