Economia

Consultas ao BNDES indicam reação econômica, diz Coutinho

Coutinho evitou fazer um prognóstico para o ano, mas apontou que a melhora mas consultas já pode indicar uma mudança econômica no terceiro trimestre


	Luciano Coutinho, presidente do BNDES: "Não estamos enxergando sinais de que a queda do segundo semestre esteja de agravando ou se aprofundando"
 (Sergio Moraes/Reuters)

Luciano Coutinho, presidente do BNDES: "Não estamos enxergando sinais de que a queda do segundo semestre esteja de agravando ou se aprofundando" (Sergio Moraes/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de setembro de 2014 às 14h00.

Rio de Janeiro - O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, afirmou hoje (10) que as consultas de empresas interessadas em financiamento aumentaram no trimestre móvel encerrado em agosto, na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo Coutinho, o crescimento foi entre 7% e 8%.

"Estamos sentindo a melhoria nas consultas ao BNDES como um sinal moderado de recuperação da atividade econômica no terceiro trimestre", disse o presidente, que lembrou que, quando observados os últimos 12 meses, no entanto, as consultas continuam abaixo do período anterior.

Coutinho evitou fazer um prognóstico para o ano, mas apontou que a melhora mas consultas já pode indicar uma mudança no terceiro trimestre: "Não estamos enxergando sinais de que a queda do segundo semestre esteja de agravando ou se aprofundando. Os sinais são de que a economia parou de cair e estão em processo de recuperação moderada". Apesar no aumento das consultas, os desembolsos continuam ligeiramente abaixo do ano passado.

Ao participar do Fórum Nacional do Instituto Nacional de Altos Estudos (Inae), Coutinho defendeu a desoneração das exportações que, na visão dele, foram prejudicadas também por um câmbio desfavorável nos últimos anos.

Acompanhe tudo sobre:BNDESeconomia-brasileiraFinanciamento de grandes empresas

Mais de Economia

Economia argentina cai 0,3% em setembro, quarto mês seguido de retração

Governo anuncia bloqueio orçamentário de R$ 6 bilhões para cumprir meta fiscal

Black Friday: é melhor comprar pessoalmente ou online?

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE