Economia

Conselho de Portugal estudará perspectivas econômicas

A medida foi anunciada pelo presidente português num momento em que a política de austeridade provoca tensões no seio da coalizão no poder


	O premier português, Pedro Passos Coelho: ele enfrenta as críticas da oposição
 (Patricia de Melo Moreira/AFP)

O premier português, Pedro Passos Coelho: ele enfrenta as críticas da oposição (Patricia de Melo Moreira/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de maio de 2013 às 13h21.

Lisboa - O presidente português convocou para a próxima semana o Conselho de Estado, um órgão consultivo, num momento em que a política de austeridade provoca tensões no seio da coalizão no poder e ameaça perturbar a colocação em andamento do plano de ajuda concedido a Portugal.

O presidente Annibal Cavaco Silva convocou o Conselho de Estado para a próxima segunda-feira para estudar "as perspectivas da economia portuguesa para o período de depois da troica", indicou nesta segunda-feira em um breve comunicado a presidência. O Conselho de Estado é composto por 21 membros de tendências diferentes.

O plano de resgate de 78 bilhões de euros, concedido há dois anos pela União Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional, precisa terminar em junho de 2014 e Portugal, liberado da tutela da troica (UE-FMI-BCE) dos credores, deve então poder se financiar de forma independente.

O primeiro-ministro do país, Pedro Passos Coelho, do Partido Social Democrata (PSD, conservador), enfrenta as críticas da oposição e as tensões no seio de sua coalizão no poder por seu rigoroso programa de austeridade.

Acompanhe tudo sobre:Crises em empresasEuropaPiigsPortugal

Mais de Economia

G20 se compromete a 'cooperar' para taxar grandes fortunas

Olimpíada de 2024 pode movimentar até 11 bilhões de euros, diz estudo

Aneel aciona bandeira verde e conta de luz deixará de ter cobrança extra em agosto

Governo prevê espaço extra de R$ 54,9 bi para gastos em 2025

Mais na Exame