Economia

Confiança do consumidor sobe em abril, diz pesquisa

Apesar da melhora, o indicador está muito abaixo do que foi verificado um ano antes, quando a leitura foi de 42,7


	Consumidores: apesar da melhora, o indicador está muito abaixo do que foi verificado um ano antes, quando a leitura foi de 42,7
 (Thinkstock)

Consumidores: apesar da melhora, o indicador está muito abaixo do que foi verificado um ano antes, quando a leitura foi de 42,7 (Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de abril de 2016 às 13h48.

São Paulo - A confiança do consumidor brasileiro mostrou leve melhora em abril após duas quedas seguidas, com o subíndice de condições atuais sendo o destaque de alta no período, mostrou o indicador da Thomson Reuters/Ipsos divulgado nesta quarta-feira.

O Índice Primário de Sentimento do Consumidor (PCSI, na sigla em inglês) subiu para 35,5 em abril, ante 34,5 no mês passado. Apesar da melhora, o indicador está muito abaixo do que foi verificado um ano antes, quando a leitura foi de 42,7.

Entre os quatro subíndices que compõem o indicador, três subiram este mês, com destaque para o que mede as condições atuais, que teve alta de 1,6 ponto no mês. Desta forma, a leitura do grupo passou a 23,3 em abril, ante 21,7 em março.

O subíndice que mede as condições de investimento subiu a 33,9 este mês, alta de 1,4 ponto em relação a março. A alta no grupo que avalia as expectativas foi mais contida, de 0,6 ponto, a 61,1.

Já o subíndice que avalia as condições de trabalho ficou estável em 27,2.

O país segue rumo ao segundo ano de forte retração econômica, com inflação ainda elevada, mas já mostrando sinais de desaceleração. O cenário político, com pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff avançando, completa o cenário de incertezas do país.

O dado mais recente da Fundação Getulio Vargas sobre a confiança do consumidor mostrou queda em março, após duas altas seguidas, a 67,1 pontos.

Acompanhe tudo sobre:Consumidoreseconomia-brasileira

Mais de Economia

Governo sobe previsão de déficit de 2024 para R$ 28,8 bi, com gastos de INSS e BPC acima do previsto

Lula afirma ter interesse em conversar com China sobre projeto Novas Rotas da Seda

Lula diz que ainda vai decidir nome de sucessor de Campos Neto para o BC

Banco Central aprimora regras de segurança do Pix; veja o que muda

Mais na Exame