Economia

Confiança do consumidor permanece estável

A estabilidade do índice mostra que os consumidores mantêm-se confiantes em relação à economia como um todo


	Shopping Estação BH: mesmo preocupados com a elevação dos preços, os consumidores estão menos pessimistas em relação a isso
 (Divulgação/Facebook)

Shopping Estação BH: mesmo preocupados com a elevação dos preços, os consumidores estão menos pessimistas em relação a isso (Divulgação/Facebook)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de setembro de 2012 às 14h44.

Brasília - O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec), aferido mensalmente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), manteve-se em patamar elevado pelo terceiro mês consecutivo.

Em setembro, o indicador atingiu 113,2 pontos, ante resultado de 113,4 pontos em agosto e 113 em julho. Com relação a setembro de 2011, o índice teve alta de 0,7%. A estabilidade do índice mostra que os consumidores mantêm-se confiantes em relação à economia como um todo.

Mas, apesar da percepção positiva geral, os componentes do Inec mostram que os consumidores estão mais preocupados com o endividamento, desemprego e inflação.

A pontuação relativa a esses três itens recuou na comparação mensal, o que denota pessimismo. No caso do endividamento, caiu 3,7% ante agosto. Em se tratando da inflação, o recuo foi 2,1%, e, com relação ao desemprego, 2,3%.

"Especificamente com relação à inflação, esse é o quarto mês consecutivo de queda. Os consumidores estão com expectativa de que a inflação cresça", destaca Danilo Garcia, economista da CNI.

Mesmo preocupados com a elevação dos preços, os consumidores estão menos pessimistas em relação a isso do que em setembro de 2011. A indicação é dada pelo componente do Inec relativo à inflação subiu 4,2% este mês na comparação com aquele período.

Os componentes do Inec que registraram aumento da percepção positiva na comparação com agosto foram a renda pessoal (+2,4%) e a expectativa de compra de bens de maior valor (+1,9%). A percepção da situação financeira ficou praticamente estável, com leve oscilação positiva de 0,1%.

A pesquisa relativa ao Inec de setembro foi aplicada entre os dias 17 e 21. Foram ouvidos 2002 consumidores de 141 municípios.

Acompanhe tudo sobre:CNI – Confederação Nacional da IndústriaConfiançaConsumo

Mais de Economia

Governo sobe previsão de déficit de 2024 para R$ 28,8 bi, com gastos de INSS e BPC acima do previsto

Lula afirma ter interesse em conversar com China sobre projeto Novas Rotas da Seda

Lula diz que ainda vai decidir nome de sucessor de Campos Neto para o BC

Banco Central aprimora regras de segurança do Pix; veja o que muda

Mais na Exame