Economia

Confiança do consumidor paulistano recua, diz Fecomercio

O ICC caiu 0,9% no mês passado


	Mulher conta dinheiro de Real na carteira: o aumento do pessimismo do consumidor reflete o momento de instabilidade econômica observado nos últimos meses
 (Dado Galdieri / Bloomberg)

Mulher conta dinheiro de Real na carteira: o aumento do pessimismo do consumidor reflete o momento de instabilidade econômica observado nos últimos meses (Dado Galdieri / Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de dezembro de 2013 às 09h16.

São Paulo - O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) caiu 0,9% no mês de novembro, passando de 139,2 pontos em outubro para 138 pontos no mês seguinte, informou nesta segunda-feira, 2, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

O índice varia numa escala de zero (pessimismo) a 200 pontos (otimismo).

De acordo com a instituição, o aumento do pessimismo do consumidor reflete o momento de instabilidade econômica observado nos últimos meses.

As avaliações sobre a situação presente, bem como sobre as expectativas para o futuro, mostraram-se inferiores às realizadas no mês anterior. O Índice de Condições Econômicas Atuais (Icea) recuou 1,8% em novembro ante outubro, de 139,4 para 136,9 pontos. Já o Índice de Expectativas do Consumidor (IEC) teve baixa de 0,3%, de 139,1 para 138,7 pontos.

Acompanhe tudo sobre:ConfiançaConsumidoresConsumoFecomércio

Mais de Economia

‘Problema dos gastos no Brasil não é ter os pobres no Orçamento’, diz Simone Tebet

Plano Real, 30 anos: Gustavo Loyola e as reformas necessárias para o Brasil crescer

Governo sobe previsão de déficit de 2024 para R$ 28,8 bi, com gastos de INSS e BPC acima do previsto

Mais na Exame