Economia

Confiança de varejo de SP caiu em fevereiro, diz Fecap

A confiança do empresário paulista do setor varejista recuou, em termos ajustados sazonalmente, para 126,76 pontos, segundo o Índice Fecap de Expectativas nos Negócios


	Empresários: na comparação com fevereiro de 2012, o Ifecap registrou uma retração de 8,9% na confiança do varejo
 (Stock.Xchange)

Empresários: na comparação com fevereiro de 2012, o Ifecap registrou uma retração de 8,9% na confiança do varejo (Stock.Xchange)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de março de 2013 às 14h04.

São Paulo - A confiança do empresário paulista do setor varejista recuou 1,6% em fevereiro perante janeiro, em termos ajustados sazonalmente, para 126,76 pontos, segundo o Índice Fecap de Expectativas nos Negócios (Ifecap), calculado pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap).

O indicador, que compila as respostas de um universo de 400 empresários e executivos de São Paulo responsáveis pelas decisões de compras e vendas nas suas empresas, oscila dentro de uma escada de zero a 200 pontos.

Na comparação com fevereiro de 2012, o Ifecap registrou uma retração de 8,9% na confiança do varejo. De acordo com os analistas, a baixa do índice em fevereiro foi resultado de redução da confiança tanto para o momento presente como para os próximos meses.

"Foram avaliações ruins dos comerciantes quanto à situação atual dos negócios e suas baixas expectativas em relação às encomendas futuras."

O Índice Momento Atual, que capta a situação atual dos negócios, apresentou queda de 0,9% na comparação com janeiro, influenciado principalmente pelo Índice Momento Atual Situação dos Negócios (-4,2%), já que houve elevação de 2,3% no Índice Momento Atual Vendas e expansão de 0,5% no Índice Momento Atual Encomendas.


Em relação ao mesmo período do ano passado, o Índice Momento Atual registrou queda de 11,6%.

As expectativas para o próximo trimestre, captadas pelo Índice Futuro, apresentaram queda de 2,4%, para a 147,84 pontos. Houve alta de 0,1% no Índice Futuro Vendas e queda de 4,9% no Índice Futuro Encomendas.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, o Índice Futuro apresentou queda de 5,6%.

Por porte da empresa, as expectativas pioraram em relação ao mês anterior entre as pequenas e médias, com quedas de 11,2% e 12,3%, respectivamente, e melhoraram entre as grandes (22%) e micro (7,8%).

Do ponto de vista regional, as expectativas caíram 14,4% na capital e subiram 2,2% no interior de São Paulo.

Acompanhe tudo sobre:ComércioVarejoEmpresáriosConfiançaNível de confiança

Mais de Economia

Brasil cria 1,2 milhão de empregos formais em 2025, menor saldo desde 2020

Haddad confirma saída do ministério da Fazenda em fevereiro

Dutra terá corredor logístico eletrificado entre Rio de Janeiro e São Paulo

Banco Central muda comunicado e sinaliza para corte da Selic em março