Exame Logo

Com 98,41% da apuração concluída, Lula segue com 46% e Serra com 24%

Com 98,41% do total de urnas apuradas nesta manhã, o resultado das eleições presidenciais segue com o candidato do PT em primeiro lugar, com 46,45% dos votos válidos. José Serra (PSDB/PMDB) é o segundo colocado, com 23,19%. Anthony Garotinho (PSB) tem 17,87% e Ciro Gomes (PPS) 11,97%. Entre os candidatos nanicos, José Maria (PSTU) aparece […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h37.

Com 98,41% do total de urnas apuradas nesta manhã, o resultado das eleições presidenciais segue com o candidato do PT em primeiro lugar, com 46,45% dos votos válidos. José Serra (PSDB/PMDB) é o segundo colocado, com 23,19%. Anthony Garotinho (PSB) tem 17,87% e Ciro Gomes (PPS) 11,97%.

Entre os candidatos nanicos, José Maria (PSTU) aparece com 0,47% dos votos e Rui Costa Pimenta (PCO) com 0,05%.

Veja também

O número de votos em branco é de 2,88 milhões, o que representa 3,04% dos 93,23 milhões de votos apurados. Os nulos chegam a 7,36%, ou 6,86 milhões de votos.

Datafolha

Projeção do instituto de pesquisas Datafolha prevê a realização de segundo turno entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e José Serra (PSDB). Para o instituto, essa é a disputa mais acirrada desde a redemocratização, em 1985.

A partir de 66,76% dos votos apurados em todo o país, projeção feita pelo Datafolha indica que Lula não obterá metade mais um dos votos válidos e que Serra será o segundo colocado na disputa.

Para chegar a essa conclusão, o Datafolha - com base na apuração oficial divulgada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) - dimensionou o peso de cada Estado e suas sub-regiões, o percentual obtido por cada candidato e projetou esses números para o total de votos.

O petista tem mais da metade dos votos válidos em cinco Estados (Acre, Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná) e no Distrito Federal. Os únicos Estados não liderados por Lula são Alagoas e Ceará, onde Serra e Ciro, respectivamente, aparecem na frente.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame