Exame Logo

CNI diz que indústria cresce de forma sustentável

Segundo o gerente executivo da Unidade de Pesquisa da CNI, Renato da Fonseca, expansão não gera pressões de demanda

Produção de indústria da transformação passou de 50,2 pontos em abril para 53,2 pontos em maio (.)
DR

Da Redação

Publicado em 25 de junho de 2010 às 17h14.

Brasília - Depois de cair em abril, a produção industrial voltou a crescer em maio e a expectativa para os próximos meses é positiva, segundo o gerente executivo da Unidade de Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Renato da Fonseca. Em março, o indicador de evolução da produção marcava 62,9 pontos, recuando para 51 pontos em abril e subindo para 54,9 pontos no mês passado. Os dados são da pesquisa "Sondagem Industrial", divulgada nesta sexta-feira (25), pela CNI (ver tabelas abaixo).

De acordo com Fonseca, o resultado mostra que a indústria brasileira está em um processo de crescimento sustentável. "Os números não estão acima da capacidade da nossa indústria e a expansão deve continuar", disse ele.

Veja também

Fonseca avalia, ainda, que o resultado de março foi atípico, mas os números de abril e maio mostraram que o crescimento não gera pressões de demanda e consegue atender o mercado interno. Segundo o gerente executivo, o aperto monetário determinado pelo Banco Central não deve prejudicar o setor, nem aumentar os preços no curto prazo. "O primeiro impacto é sempre nos investimentos, que são importantes para impulsionar a indústria. Mas, por enquanto, os planos estão mantidos e a indústria cresce sem gargalos", explica.

Confira abaixo a tabela com expectativas do setor:

PeríodoDemandaExportaçãoCompra de matéria-prima
Junho64,452,062,2
Maio63,452,561,7

Veja o indicador de uso de capacidade da indústria (UCI):

PerídoProduçãoUCI Efetiva/UsualEstoques
Abril51,050,048,7
Maio54,950,349,7
Fonte: Confederação Nacional da Indústria| Elaboração: EXAME.com
Acompanhe tudo sobre:América LatinaCrescimento econômicoDados de BrasilDesenvolvimento econômicoIndústriaIndústrias em geral

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame