Economia

CNI: consumidor segue otimista com economia em junho

Brasília - O otimismo do consumidor brasileiro com a situação geral da economia manteve-se estável, porém em patamar elevado, em junho ante maio, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). No mês passado, o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec), calculado pela entidade em parceria com o Ibope, totalizou 114,7 pontos, ficando 0,1% acima […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

Brasília - O otimismo do consumidor brasileiro com a situação geral da economia manteve-se estável, porém em patamar elevado, em junho ante maio, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). No mês passado, o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec), calculado pela entidade em parceria com o Ibope, totalizou 114,7 pontos, ficando 0,1% acima dos 114,6 pontos verificados em maio. Na comparação com junho do ano passado, quando o Inec foi de 110,3 pontos, o avanço foi de 4,1%, Além disso, a pontuação de junho de 2010 indica que o Inec está 5,6% acima de sua média histórica.

O Inec é calculado com base nas expectativas dos consumidores em relação a seis variáveis da economia: inflação, desemprego, renda pessoal, situação financeira, endividamento e compras de bem de maior valor. Desses seis itens, em quatro houve melhora das expectativas de maio para junho. O principal destaque vai para a percepção dos consumidores quanto à inflação. Segundo a CNI, a expectativa de que a inflação vai cair subiu 1,7% de um mês para o outro. O índice que mede a situação financeira individual subiu 1,3% de maio para junho e o que mede a redução do endividamento aumentou 1%. Também houve otimismo com relação à expectativa da renda pessoal, cujo indicador subiu 0,7% de um mês para o outro. As quedas de maio para junho foram verificadas nos índices que medem ao desemprego (-3%) e a expectativa de compra de bens de maior valor (-0,8%).
 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaConsumoDados de BrasilPesquisas de mercado

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor