Economia

CNC: endividamento das famílias recua em junho

Rio de Janeiro - As famílias brasileiras estão com menos apetite para consumir e estão conseguindo reduzir suas dívidas. Foi isso o que revelou a Confederação Nacional do Comércio (CNC) hoje, ao anunciar as pesquisa nacionais de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC-Nacional) e de Intenção de Consumo das Famílias (ICF-Nacional). Segundo a CNC, a […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

Rio de Janeiro - As famílias brasileiras estão com menos apetite para consumir e estão conseguindo reduzir suas dívidas. Foi isso o que revelou a Confederação Nacional do Comércio (CNC) hoje, ao anunciar as pesquisa nacionais de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC-Nacional) e de Intenção de Consumo das Famílias (ICF-Nacional).

Segundo a CNC, a pesquisa sobre endividamentos revelou que o porcentual de famílias com dívidas caiu expressivamente, de 58,7% em maio para 54,0% em junho. Já Intenção de Consumo das Famílias fechou o segundo trimestre em queda de 2,0%, ante o primeiro trimestre deste ano. Entre os destaques negativos está o recuo na intenção de consumo de bens duráveis, de 6,7%.

A mesma pesquisa mostrou que o indicador que mede a inadimplência também diminuiu, de 8,5% para 7,8%, de maio para junho. O universo das duas pesquisas abrange todas as capitais dos Estados e o Distrito Federal. De acordo com a confederação, foram entrevistados 17.800 consumidores.
 

Acompanhe tudo sobre:ConsumoPesquisas de mercadoDívidas pessoais

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado reduz projeção do IPCA para 2026 pela 5ª vez consecutiva

Após ata, aposta por corte de 0,5 ponto na Selic em março ganha força

Carlos Antonio Rocca, fundador do Cemec-Fipe, morre aos 85 anos

R$ 88 bi do PIB e 640 mil empregos: os impactos do fim da escala 6x1