Exame Logo

China anuncia lista de isenções de tarifas de produtos dos EUA

Isenção com 79 itens está prevista para durar um ano a partir de 19 de maio

EUA-China: nesta segunda, Trump afirmou que não pretende retomar as negociações com a China (Kevin Lamarque/Reuters)
EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 12 de maio de 2020 às 07h05.

Última atualização em 12 de maio de 2020 às 14h29.

O gabinete da China anunciou nesta terça-feira que vai isentar mais produtos dos Estados Unidos de tarifas punitivas impostas durante a disputa comercial entre os dois países, a partir da próxima terça-feira (19).

Bens americanos que ficarão isentos da tarifação extra incluem produtos químicos e têxteis, segundo comunicado divulgado pelo Ministério de Finanças chinês.

Veja também

Não está claro quantos dos 79 tipos de produtos incluídos na última lista de isenção da China foram importados no ano passado.

O corte de tarifas pode encorajar mais compras de produtos americanos pela China e sinaliza a disposição de Pequim de cumprir o acordo comercial "de fase 1" assinado com os EUA no começo do ano.

Em fevereiro, a China divulgou duas listas de produtos americanos que ficaram isentos de tarifas adicionais, incluindo equipamentos médicos necessários para combater o surto de coronavírus no âmbito doméstico.

O presidente americano, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (11) que não está interessado em reabrir negociação no acordo com China. "Quero ver se vão cumprir o acordo", disse o republicano, ao criticar o país asiático por ter supostamente "tirado vantagem" dos Estados Unidos por anos.

Acompanhe tudo sobre:ChinaDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Guerras comerciaisTarifasXi Jinping

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame