Economia

China vai ampliar banda de negociação do iuane

País vai acelerar a convertibilidade na conta de capital


	Economia na China: BC também afirmou que vai expandir de forma regular o uso do iuane além de suas fronteiras
 (Tomohiro Ohsumi/Bloomberg)

Economia na China: BC também afirmou que vai expandir de forma regular o uso do iuane além de suas fronteiras (Tomohiro Ohsumi/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de fevereiro de 2014 às 09h04.

Pequim - A China vai expandir a banda de negociação do iuan de maneira ordenada e acelerar a convertibilidade na conta de capital, afirmou o banco central do país nesta quarta-feira, reafirmando sua postura de longa data.

Em comunicado publicado em seu site, http://www.pbc.gov.cn, o BC também afirmou que vai expandir de forma regular o uso do iuan além de suas fronteiras.

"Vamos gradualmente aperfeiçoar o mecanismo de formação do renminbi (iuan) e expandir a banda de flutuação da taxa de uma maneira ordenada", disse o BC.

O banco central tem mostrado consistentemente sua intenção de liberalizar os mercados financeiros e permitir que o iuan seja negociado mais livremente. O presidente do BC, Zhou Xiaochuan, disse em novembro que a entidade vai "basicamente" sair da intervenção regular no mercado cambial.

A última vez que a banda de negociação do iuan foi ampliada foi em abril de 2012, para permitir que a taxa de câmbio subisse ou caísse 1 por cento em relação ao ponto médio fixo anunciado diariamente pelo banco central.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCâmbioChinaIuaneMoedas

Mais de Economia

Governo sobe previsão de déficit de 2024 para R$ 28,8 bi, com gastos de INSS e BPC acima do previsto

Lula afirma ter interesse em conversar com China sobre projeto Novas Rotas da Seda

Lula diz que ainda vai decidir nome de sucessor de Campos Neto para o BC

Mais na Exame