China reabre exportações aos queijos camembert e brie
O país iniciou, há dois meses, sem aviso prévio, um bloqueio à importação de queijo de pasta branca e de queijos azuis por conta de suas bactérias
AFP
Publicado em 23 de outubro de 2017 às 09h00.
Autoridades sanitárias chinesas retiraram a proibição à importação de alguns tipos de queijo, incluindo produtos franceses como o camembert e o brie, segundo a União Europeia (UE) e profissionais do setor consultados pela AFP.
A Alfândega chinesa iniciou há dois meses, sem aviso prévio, um bloqueio à importação de queijo de pasta branca e de queijos azuis, como o camembert, o brie, o roquefort e o gorgonzola italiano.
Estes produtos contêm cultivos de bactérias utilizadas habitualmente na produção de queijos na Europa. Mas a legislação chinesa não estipulava claramente se estes tipos de bactérias eram legais ou não.
Encontros na semana passada entre representantes da União Europeia (UE) e autoridades sanitárias chinesas permitiram desbloquear a situação, informou William Fingleton, porta-voz da delegação da UE em Pequim.
O governo chinês enviou um documento à agência chinesa de segurança dos produtos alimentares para informar que as bactérias utilizadas na produção dos queijos não são nocivas para a saúde. O comércio retornou à normalidade.