Economia

China promete estimular financiamentos a pequenas empresas

Governo chinês vai reduzir o compulsório bancário das companhias, além de acelerar os IPOs para este segmento

Yuan: governo chinês quer oferecer mais condições de crescimento para pequenas e médias empresas (Getty Images/Getty Images)

Yuan: governo chinês quer oferecer mais condições de crescimento para pequenas e médias empresas (Getty Images/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 8 de abril de 2019 às 06h39.

São Paulo — A China vai intensificar sua política de reduzir compulsórios bancários para estimular financiamentos para pequenas e médias empresas, que têm um papel-chave para o crescimento da segunda maior economia do mundo.

Em documento publicado no site do governo central chinês no domingo, 7, o Conselho Estatal - gabinete do país - disse também que irá acelerar as ofertas públicas iniciais (IPOs, na sigla em inglês) de ações de pequenas e médias empresas.

Além disso, Pequim afirmou que irá ampliar ainda mais os canais de financiamento para reduzir os custos de captação dessas empresas.

Desde o ano passado, Pequim vem incentivando o setor bancário a liberar mais empréstimos a empresas em dificuldades, em especial pequenas firmas do setor privado que respondem por mais da metade da expansão econômica doméstica e pela maior parte dos empregos.

Acompanhe tudo sobre:ChinaPequenas empresas

Mais de Economia

Em 26 anos do regime de inflação, BC descumpriu a meta em 8; carne, café e gasolina pesaram em 2024

Gasolina, café, abacate e passagens áreas: quais produtos ficaram mais caros e mais baratos em 2024

IPCA acelera, vai a 0,52% em dezembro e fecha 2024 em 4,83%, acima da meta de inflação

IBGE divulga inflação de 2024 e Galípolo deve apresentar carta a Haddad justificando estouro da meta