China e Rússia sofrem sanções por ajudar Coreia do Norte
O Tesouro dos Estados Unidos impôs as restrições contra dez companhias chinesas e russas e seis pessoas relacionadas a elas
Estadão Conteúdo
Publicado em 22 de agosto de 2017 às 13h03.
Última atualização em 11 de janeiro de 2018 às 15h55.
Washington - O Tesouro dos Estados Unidos impôs sanções contra dez companhias chinesas e russas e seis pessoas relacionadas a elas, em sua nova lista de punições relativas à Coreia do Norte . As punições foram impostas pela suposta ajuda ao programa de armas do regime de Pyongyang.
As ações incluem punições contra importantes exportadoras de carvão da Coreia do Norte. A punição é adotada após uma escalada nas sanções dos EUA e do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, em resposta a uma série de testes de armas e ameaças dos norte-coreanos aos americanos.
"O Tesouro continuará a elevar a pressão sobre a Coreia do Norte ao atacar aqueles que apoiam o avanço dos programas nuclear e de mísseis balísticos e a isolá-los do sistema financeiro americano", afirmou em comunicado o secretário do Tesouro americano, Steven Mnuchin.
"Estamos adotando ações consistentes com as sanções da ONU para mostrar que há consequências do desafio das sanções e do apoio à Coreia do Norte e para interromper essa atividade no futuro."
O Tesouro americano afirmou que a Dandong Zhicheng Metallic Materials, a JinHou International Holding e a Dandong Tianfu Trade facilitaram o programa de armas norte-coreano ao comprarem somados quase US$ 500 bilhões em carvão do país entre 2013 e 2016. Pyongyang usou boa parte dessa receita para seus programas nuclear e de mísseis, segundo os EUA.
O Tesouro impôs sanções também contra Chi Yupeng, um cidadão chinês listado como o sócio majoritário da Dandong Zhicheng, empresa antes acusada por promotores federais de envolvimento em uma cadeia de lavagem de dinheiro que ajuda o regime da Coreia do Norte.
Também foram impostas sanções contra três cidadãos russos e duas companhias sediadas em Cingapura, a Transatlantic Partners e a Velmur Management, pela venda de derivados de petróleo à Coreia do Norte.
Outros alvos de sanções foram a Dandong Rich Earth Trading, sediada na China, e a russa Gefest-M, além da chinesa Mingzheng International Trading Limited, que segundo os EUA é usada como fachada para o North Korea Foreign Trade Bank, alvo de sanção anterior e a companhia primária da Coreia do Norte para operações cambiais.
Representantes das companhias não puderam ser até agora localizados para comentar o assunto. Fonte: Dow Jones Newswires.