Economia

Chefes das Finanças mundiais se comprometem a combater crise

Países membros do FMI se comprometeram a adotar medidas como aumento da poupança em nações endividadas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de abril de 2010 às 17h28.

Washington - Os países membros do Fundo Monetário Internacional (FMI) prometeram neste sábado colaborar com políticas que vêm sendo discutidas com o objetivo de evitar a repetição da crise financeira mundial.

Em um comunicado que levou em conta os aspectos mais importantes da questão, os países concordaram em garantir finanças públicas sustentáveis e agir contra os riscos das dívidas nacionais.

Também repetiram uma promessa de adotar políticas que ajudariam a reequilibrar a economia mundial, reduzindo enormes reservas em países que são grandes exportadores, como a China, e elevando a poupança em nações endividadas, incluindo os Estados Unidos.

O comunicado não apresentou, porém, nenhuma proposta nova sobre a melhor maneira de garantir que não haja uma repetição da recente crise financeira mundial, a qual desencadeou a pior recessão nos Estados Unidos desde a Segunda Guerra Mundial.

"Nós estamos fortemente comprometidos a assegurar finanças públicas sustentáveis e agir contra os riscos de dívidas nacionais," afirmou o grupo que engloba o Comitê de Finanças e o Fundo Monetário Internacional.

 

Acompanhe tudo sobre:Crises em empresasFMIGlobalização

Mais de Economia

Mercado de trabalho permanece aquecido e eleva desafios à frente

Caged: Brasil criou 232 mil vagas de trabalho em agosto

Pacote de auxílio econômico para companhias aéreas será de R$ 6 bi

Governo autoriza uso de aposentadoria complementar como garantia de empréstimo habitacional