Economia

Cerca de 60 mineiros estão presos sob a terra no Zimbábue

A mina de platina em Zvishavane foi atingida por um incêndio

Funcionários da mina Mimosa no dia 16 de fevereiro: segundo mineradora, nenhum dos mineiros estava desaparecido e que ninguém estava ferido (Jekesai Njikizana/AFP)

Funcionários da mina Mimosa no dia 16 de fevereiro: segundo mineradora, nenhum dos mineiros estava desaparecido e que ninguém estava ferido (Jekesai Njikizana/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de maio de 2012 às 11h36.

Johannesburgo - Cerca de sessenta mineiros estão presos sob a terra em uma mina de platina em Zvishavane, no sul do Zimbábue, atingida por um incêndio, informou nesta terça-feira o sindicato de mineiros.

"Às 17h00 (12h00 de Brasília) de segunda-feira, uma esteira transportadora se rompeu e desencadeou um incêndio, deixando inicialmente presos sob a terra 85 mineiros", disse à AFP Shadreck Polowelo, presidente do sindicato de mineiros.

"Vinte mineiros foram resgatados e o trabalho das equipes de resgate continua. Vou à mina ver o que está acontecendo", acrescentou Polowelo.

A empresa Aquarius Platinum Ltd, proprietária de 50% da mina, indicou que o "incêndio havia sido contido", mas que "devido a um problema de visibilidade, 75 funcionários se protegeram em uma área de refúgio".

"Atualmente estão sendo levados à superfície. E este processo deve terminar à tarde", disse um comunicado da Aquarius Platinum, que acrescentou que nenhum dos mineiros estava desaparecido e que ninguém estava ferido.

A mina Mimosa está situada 390 km ao sul de Harare, a capital do Zimbábue.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaIncêndiosIndústriaMineração

Mais de Economia

China e Brasil: Destaques da cooperação econômica que transformam mercados

'Não vamos destruir valor, vamos manter o foco em petróleo e gás', diz presidente da Petrobras

Governo estima R$ 820 milhões de investimentos em energia para áreas isoladas no Norte

Desemprego cai para 6,4% no 3º tri, menor taxa desde 2012, com queda em seis estados