Carga tributária é principal barreira ao crescimento da indústria
Pesquisa realizada com industriais do Estado de São Paulo indica que a tributação é vista por 65% dos mil empresários entrevistados como a maior barreira para o crescimento da indústria. Na sequência vem os juros e o crédito. A pesquisa divulgada nesta segunda-feira (24) foi encomendada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo […]
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.
Pesquisa realizada com industriais do Estado de São Paulo indica que a tributação é vista por 65% dos mil empresários entrevistados como a maior barreira para o crescimento da indústria. Na sequência vem os juros e o crédito. A pesquisa divulgada nesta segunda-feira (24) foi encomendada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) ao Ibope.
Dentre os problemas relacionados à tributação, os empresários citaram a carga tributária (69%) como maior empecilho para o crescimento do setor, seguida pela complexidade para o pagamento de impostos (7%), a substituição tributária (7%), os tributos cobrados sobre os investimentos (6%), o acúmulo de crédito tributário (6%), e a concorrência com os produtores de outros Estados (5%).
Sobre os obstáculos causados pelos juros e pelo crédito, os industriais disseram que o custo do crédito (taxa de juros) como o maior problema (76%), e as políticas de acesso ao crédito para investimento (24%).
Outros problemas citados pelos empresários como barreiras para o desenvolvimento da indústria estão relacionados ao câmbio e ao comércio exterior (4%), à política industrial e de inovação (3%), à energia e às telecomunicações (2%), aos transportes (2%), ao ambiente legal (2%) e ao meio ambiente (1%).
Apesar de o tema transporte ter sido pouco lembrado pelos empresários (2%), chamou a atenção dos pesquisadores o destaque que os 46% deles deram ao valor dos pedágios como barreira ao desenvolvimento da indústria. De acordo com o Fiesp, foi a primeira vez que o item apareceu com destaque.