Economia

Carga total de energia sobe 3,6% em outubro, diz ONS

De acordo com o operador, o subsistema registrou estabilidade em outubro se comparado ao igual período do ano passado


	Torre de energia elétrica: o Subsistema Nordeste apurou um incremento de 7,9% em relação a outubro do ano passado 
 (Carla Gottgens/Bloomberg)

Torre de energia elétrica: o Subsistema Nordeste apurou um incremento de 7,9% em relação a outubro do ano passado  (Carla Gottgens/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de janeiro de 2014 às 18h49.

Rio - Os valores de carga de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN) em outubro cresceram 3,6% sobre igual período do ano passado, segundo dados divulgados nesta quarta-feira, 6, pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Na comparação com setembro, a carga subiu 1,7%.

Com participação de cerca de 60% da carga do SIN, o Subsistema Sudeste/Centro-Oeste tem sido fortemente afetado pelo comportamento da indústria, que não apresenta uma dinâmica de recuperação bem definida. De acordo com o ONS, o subsistema registrou estabilidade em outubro se comparado ao igual período do ano passado. Já frente a setembro, o indicador de carga cresceu 1,3%.

No acumulado dos últimos 12 meses, o Sudeste/Centro-Oeste apresentou uma variação positiva de 1,9% em relação ao mesmo período anterior. No boletim, o ONS destacou ainda que o comportamento da carga foi influenciado pela ocorrência de temperaturas elevadas.

O boletim ressaltou o crescimento de 24,9% em outubro da carga no Subsistema Norte, justificada pela integração de Manaus ao Sistema Interligado a partir do dia 9 de julho. Frente a setembro, a carga registrou uma queda de 1%.

O Subsistema Nordeste apurou um incremento de 7,9% em relação a outubro do ano passado e de 3,3% sobre o mês anterior. Já o Subsistema Sul verificou um aumento de carga de 4,7% ante o igual período de 2012 e uma alta de 3,2% sobre setembro deste ano.

Acompanhe tudo sobre:Transmissão de energiaONS

Mais de Economia

Produção industrial tem primeira queda de 2026 em maio

FMI deve revisar para cima previsão de crescimento do Brasil em 2026, diz Dario Durigan

Governo começará a retirar subsídio à gasolina na próxima semana, reforça ministro da Fazenda

Payroll: EUA cria 57 mil vagas de emprego em junho, abaixo do esperado