Economia

Carga de energia no sistema elétrico brasileiro sobe 2,9%

Em dezembro, a carga no sistema elétrico nacional somou 64.348 megawatts médios


	Energia elétrica: queda na carga do Sudeste/Centro-Oeste foi atribuída a um "comportamento atípico" verificado na região em dezembro de 2012, quando ocorreram temperaturas acima das esperadas para aquela época
 (Wikimedia Commons)

Energia elétrica: queda na carga do Sudeste/Centro-Oeste foi atribuída a um "comportamento atípico" verificado na região em dezembro de 2012, quando ocorreram temperaturas acima das esperadas para aquela época (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de janeiro de 2014 às 18h09.

São Paulo - A carga de energia no sistema elétrico brasileiro aumentou 2,9 por cento em dezembro de 2013 ante mesmo mês de 2012, sendo que a região Sudeste/Centro-Oeste, responsável por 60 por cento da carga no sistema, apresentou recuo no período.

Em dezembro, a carga no sistema elétrico nacional somou 64.348 megawatts (MW) médios, e a região Sudeste/Centro-Oeste apresentou recuo de 0,5 por cento sobre dezembro de 2012, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) nesta segunda-feira.

A queda na carga do Sudeste/Centro-Oeste foi atribuída a um "comportamento atípico" verificado na região em dezembro de 2012, quando ocorreram temperaturas acima das esperadas para aquela época do ano. Isso significou em aumento da carga residencial e comercial devido a uma maior utilização dos aparelhos de refrigeração e ventilação, elevando a base de comparação.

"Adicionalmente, o comportamento da carga desse subsistema tem sido fortemente afetado pelo comportamento da indústria, que ainda não apresentou uma dinâmica de recuperação bem definida", acrescentou o ONS no Boletim de Carga Mensal, divulgado em seu website.

Já o Norte apresentou elevação de 30,7 por cento da carga de energia em dezembro, reflexo da interligação de Manaus ao sistema nacional a partir do dia 09 de julho do ano passado. Excluindo esse fator, o Norte apresentaria no mês de dezembro de 2013 uma taxa positiva de 3,2 por cento em relação à dezembro de 2012.

O Nordeste apresentou um aumento de 2,5 por cento na carga em dezembro sobre igual período do ano anterior, e o Sul teve aumento de 4,8 por cento, na mesma base de comparação.

No acumulado de 12 meses, o aumento da carga de energia elétrica no sistema brasileiro foi de 3,7 por cento.

Acompanhe tudo sobre:EnergiaEnergia elétricaServiçosSudesteTransmissão de energia

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor