Economia
Acompanhe:

Capacidade do porto de Itaguaí terá aumento de 50%

Rio de Janeiro - A capacidade de operação do Porto de Itaguaí, no estado do Rio de Janeiro, vai aumentar em 50% no ano que vem, segundo disse hoje (28) o ministro dos Portos, Pedro Brito, durante a assinatura para começar as obras de dragagem do canal de acesso ao porto, que fica a 80 […]

 (EXAME.com)

(EXAME.com)

C
Carolina Gonçalves

10 de outubro de 2010, 03h42

Rio de Janeiro - A capacidade de operação do Porto de Itaguaí, no estado do Rio de Janeiro, vai aumentar em 50% no ano que vem, segundo disse hoje (28) o ministro dos Portos, Pedro Brito, durante a assinatura para começar as obras de dragagem do canal de acesso ao porto, que fica a 80 quilômetros da capital fluminense.

Com a obra que vai custar quase R$ 80 milhões, a profundidade do trecho 5 do Porto de Itaguaí vai passar dos atuais 14 metros para 17,5 metros.

A dragagem começa em agosto e complementa a ampliação da profundidade do canal principal do Porto de Itaguaí feita no ano passado. Britto adiantou que essa segunda fase também será complementada, a partir de 2011, o que pode significar menos tempo gasto pelos navios na travessia do canal, estimada em 6 horas.

"Itaguaí tem peculiaridade porque é um canal muito longo [20 quilômetros] com apenas 200 metros de largura. Como os navios são muito grandes, isso não permite tráfego em mão dupla no canal", disse Brito. O ministro disse que as obras de dragagem devem continuar para possibilitar que vários navios trafeguem no canal ao mesmo tempo.