Economia

Cai o número de brasileiros endividados, diz pesquisa da CNC

Brasília - Pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgada hoje (20), constata que o percentual das famílias brasileiras endividadas caiu 5 pontos percentuais neste mês, em relação a março, em decorrência da maior oferta de empregos e do aumento da renda.  A Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Brasília - Pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgada hoje (20), constata que o percentual das famílias brasileiras endividadas caiu 5 pontos percentuais neste mês, em relação a março, em decorrência da maior oferta de empregos e do aumento da renda.

 A Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, promovida pela CNC, registrou que 63% das famílias tinham algum tipo de dívida, no mês passado, mas o índice caiu para 58% no levantamento deste mês. Além disso, dos endividados, só 24,4% têm algum compromisso em atraso, contra 27,3% de inadimplentes em março.

 De acordo com o economista chefe da CNC, Carlos Thadeu de Freitas Gomes, "este é um ano atípico para o comércio", por causa do crescimento da atividade econômica, que está em patamares maiores do que estaria, em condições normais, sem a grave crise econômica que impactou o mundo todo a partir de setembro de 2008.

 Segundo ele, tradicionalmente, nesta época do ano, tem ocorrido aumento da inadimplência e queda no volume de vendas e o que se verifica agora é justamente o oposto: "O comércio navega em velocidade de cruzeiro. O consumo deverá ser forte, por conta da demanda das famílias, e o cenário só mudará caso as taxas de juros subam demasiadamente".

 Para a economista Marianne Hanson, também da CNC, "o fator mais relevante na determinação desses resultados é a evolução bastante favorável do emprego e da renda no primeiro trimestre do ano, o que propicia, sobretudo, uma menor inadimplência do consumidor".

Leia mais matérias sobre dívidas

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilDívidas de paísesOrçamento federal

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor