Economia

Cade investiga Petrobras por abusar de posição dominante para fixar preços

A suspeita é que a estatal aproveite da situação de quase monopólio para determinar os preços dos combustíveis no mercado brasileiro

Petrobras: estatal tem 98% do mercado de refino de petróleo brasileiro (Germano Lüders/Exame)

Petrobras: estatal tem 98% do mercado de refino de petróleo brasileiro (Germano Lüders/Exame)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 5 de dezembro de 2018 às 18h45.

Brasília - O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) decidiu abrir inquérito para investigar se a Petrobras abusa de sua posição dominante no refino de petróleo. A suspeita é que a estatal aproveite da situação de quase monopólio para determinar os preços dos combustíveis no mercado brasileiro.

O pedido de abertura de inquérito foi levado pelo presidente do Cade, Alexandre Barreto, ao tribunal do conselho, que aprovou a investigação. Em sua fala, o presidente lembrou que, se ficar comprovado que há abuso por parte da empresa, uma das punições prevista é que a empresa venda refinarias. "Não necessariamente seria o caso, mas é necessário ter em mente soluções trazidas pelo legislador", completou.

Barreto apoiou-se em um estudo do departamento econômico do órgão e de um grupo de trabalho formado com a Agência Nacional de Petróleo (ANP) que considerou que a situação deve ser analisada pelo Cade. A Petrobras tem 98% do mercado de refino de petróleo brasileiro, o que é considerado praticamente um monopólio neste mercado. "A Petrobras é claramente formadora de preço, e não tomadora, influenciando em uma das cadeias mais relevantes do país. A empresa decide como e quando vai atuar, e cabe ao mercado aceitar as regras, sendo ou não competitivas", afirmou Barreto.

O presidente lembrou que a Petrobras detém 13 refinarias, ante apenas 4 das concorrentes. Dessas, uma não está processando petróleo e outra está em recuperação judicial. O Cade tem investigações e processos contra a estatal que analisam a atuação da empresa em mercados específicos. O conselho, no entanto, entendeu que é necessária uma investigação integrada para analisar mercados diferentes em conjunto.

Acompanhe tudo sobre:CadeCombustíveisGasolinaPetrobrasPreços

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor