Economia

Cade abre inquérito para apurar possível 'ação orquestrada' de postos no aumento dos combustíveis

Entidade quer apurar altas repentinas e suspeitas no Distrito Federal, Espírito Santo, Pernambuco e Minas Gerais após a mudança de governo

Cade: Alexandre Cordeiro vê indícios de “ação orquestrada” (Leonidas Santana/Getty Images)

Cade: Alexandre Cordeiro vê indícios de “ação orquestrada” (Leonidas Santana/Getty Images)

AO

Agência O Globo

Publicado em 4 de janeiro de 2023 às 18h56.

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) pediu nesta quarta-feira a instauração de inquérito para apurar possíveis irregularidades na alta de preços de combustíveis em diferentes localidades no país. Alexandre Cordeiro, presidente do Cade, vê indícios de “ação orquestrada” e ‘’infração da ordem econômica’’ com a elevação desordenada nos preços já neste ano.

O ofício cita, como exemplos, aumentos repentinos e suspeitos no Distrito Federal, Espírito Santo, Pernambuco e Minas Gerais, logo após a mudança de governo.

Como base para as suspeitas, Cordeiro menciona no documento reportagens jornalísticas que indicam altas, por exemplo, de até R$ 1,00 por litro de combustível em algumas localidades, no momento da transição de governo.

Receba as notícias mais relevantes do Brasil e do mundo toda manhã no seu e-mail. Cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta.

Os fatos supostamente ilícitos, se assim comprovados, configuram crime contra a ordem econômica (...) devendo o Ministério Público Federal tomar conhecimento deste despacho e da investigação a ser aberta para que, caso entenda conveniente, adotar as medidas cabíveis para a persecução penal cita Cordeiro no ofício.

A solicitação para abertura de Inquérito Administrativo foi encaminhada nesta quarta-feira para a Superintendência-Geral do Cade, área responsável pela investigação de eventuais ilícitos no âmbito da livre concorrência de mercado.

LEIA TAMBÉM:

Cade vai aprofundar análise de consórcio entre Ultragaz e Supergasbras

Lula anuncia senador Jean Paul Prates como presidente da Petrobras

Acompanhe tudo sobre:CadeMinistério Público

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor