Economia

Busca por transporte aéreo cresceu 0,5% em julho

"Esse é um dado positivo, porque mesmo se o crescimento é pequeno, consegue-se atender a demanda com uma oferta controlada", diz consultor


	Voos: em sete meses, setor tem alta de 5,6% da demanda doméstica, enquanto a oferta recua 0,4%
 (Dado Galdieri/Bloomberg)

Voos: em sete meses, setor tem alta de 5,6% da demanda doméstica, enquanto a oferta recua 0,4% (Dado Galdieri/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de agosto de 2014 às 13h37.

São Paulo - A demanda por transporte aéreo doméstico registrou alta de 0,5% em julho ante igual período do ano anterior, segundo dados divulgados nesta sexta-feira, 22, pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que reúne as quatro principais companhias brasileiras, TAM, Gol, Azul e Avianca. Em junho, a expansão havia sido de 0,4%.

O consultor técnico da Associação, Mauricio Emboaba, destacou que os últimos dois meses foram atípicos, por causa da realização da Copa do mundo. Ele destacou, porém, como positiva a redução da oferta em julho de 3,1% sobre o mesmo mês do ano passado.

"Esse é um dado positivo, porque mesmo se o crescimento é pequeno, consegue-se atender a demanda com uma oferta controlada e isso é importante em uma indústria com margens tão apertadas", comentou.

Com o recuo na oferta e o leve crescimento da demanda, a taxa de ocupação cresceu 2,9 pontos porcentuais e alcançou 81,7%, no melhor resultado dos últimos 18 meses.

No total, em julho, o setor superou a marca de sete milhões de passageiros embarcados em voos domésticos, repetindo o resultado de janeiro e superando em 1% o total de julho de 2013.

No mês passado, a TAM manteve a liderança no mercado doméstico, com 38,5% de participação, enquanto a Gol ficou com 36,2%, a Azul respondeu por 16,6% e a Avianca abocanhou 8,7%.

No acumulado em sete meses, o setor registra alta de 5,6% da demanda doméstica, enquanto a oferta recua 0,4%. A taxa de ocupação ficou em 79,6%, o que corresponde a um aumento de 4,6 pontos porcentuais. O número de passageiros transportados somou 45,6 milhões de passageiros.

Internacional

A demanda por transporte aéreo internacional cresceu 3,3% nas empresas nacionais em julho, na comparação com o verificado um ano antes. Já a oferta recuou 3,1% no mês passado em relação a igual mês de 2013. Com isso, a taxa de ocupação atingiu 85,1%, o que corresponde a uma expansão de 5,3 pontos porcentuais. Conforme a Abear, foi o melhor índice alcançado em 18 meses.

No mercado internacional, a TAM detém 83,9% de participação de mercado e a Gol ficou com 16,1%. No mês passado, embarcaram em voos internacionais realizados pelas duas empresas 440 mil passageiros, um aumento de 5,3%.

Acompanhe tudo sobre:AviaçãoAviancaAzulcompanhias-aereasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasGol Linhas AéreasServiçosSetor de transporteTAM

Mais de Economia

Conta de luz vai aumentar em julho após Aneel acionar bandeira amarela; veja valores

Inflação nos EUA cai ligeiramente em maio a 2,6% interanual, segundo índice PCE

Desemprego cai para 7,1% em maio, menor taxa para o mês desde 2014

Plano Real, 30 anos: Gustavo Franco e o combate à doença da hiperinflação

Mais na Exame