Economia

"Brexit" foi "um dos fatores" para manter juros, diz Fed

A presidente do Fed afirmou que o referendo sobre a permanência do Reino Unido na UE foi um dos elementos discutidos durante a reunião do banco


	Presidente do FED, Janet Yellen: "foi um dos fatores para tomar a decisão de hoje (o referendo)"
 (Jim Watson/AFP)

Presidente do FED, Janet Yellen: "foi um dos fatores para tomar a decisão de hoje (o referendo)" (Jim Watson/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de junho de 2016 às 16h55.

Priorizar nos meus resultados Google

Washington - A presidente do Federal Reserve (Fed), Janet Yellen, afirmou que o referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia foi um dos elementos discutidos durante a reunião do banco central americano e foi um "fator" para a manutenção as taxas de juros nos Estados Unidos.

"Foi um dos fatores para tomar a decisão de hoje (o referendo). Poderia provocar grandes consequências sobre os mercados financeiros", disse Yellen em entrevista coletiva posterior ao comunicado do Fed sobre a permanência das taxas de juros de referência nos EUA no nível de 0,25% e 0,5%.

Para a presidente do banco central americano, uma eventual saída do Reino Unido da União Europeia (UE), conhecida como "Brexit", afetaria "as perspectivas econômicas" globais e dos EUA

"A vulnerabilidade na economia global se mantém. As percepções e o apetite de risco dos investidores pode mudar de maneira abrupta", acrescentou.

Em seus últimos pronunciamentos públicos, Yellen reiterou seu alerta sobre "as significativas repercussões econômicas" do "Brexit" e seus efeitos sobre a "confiança dos investidores".

No próximo dia 23, os cidadãos britânicos vão decidir em referendo se o Reino Unido continuará na UE ou deixará o bloco europeu.

O apoio ao "Brexit" avançou nas últimas pesquisas sobre intenção de voto e tem até 7 pontos percentuais a mais do que o voto pela continuidade. 

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaReino UnidoMercado financeiroFed – Federal Reserve SystemUnião EuropeiaEconomistasJanet Yellen

Mais de Economia

Governo amplia teto de financiamento do Move Brasil para motoristas de táxi e app de até R$ 200 mil

Com reforma tributária, PMEs vão operacionalizar cashback – só não se sabe como

‘Não vai funcionar aumentar carga tributária, é preciso controlar gasto’, diz Mansueto

Reforma Tributária muda prazo do Simples Nacional: empresas têm até setembro para aderir