Economia

Brasil e Rússia querem ampliar relações comerciais

Lula e o presidente russo, Dmitri Medvedev, assinam acordos em vário setores, entre eles uma parceria estratégica em tecnologia e desfesa

Aperto de mãos: Lula encontra-se com o presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, para recuperar os bons tempos das relações comerciais com o gigante europeu (.)

Aperto de mãos: Lula encontra-se com o presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, para recuperar os bons tempos das relações comerciais com o gigante europeu (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Brasília e Moscou - O comércio bilateral entre o Brasil e a Rússia é US$ de 4,3 bilhões, mas já atingiu a marca de US$ 8 bilhões anuais em 2008. Os presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Dmitri Medvedev, da Rússia, querem retomar o melhor momento do intercâmibio comercial entre os dois países. Uma das alternativas é a adoção de moeda local na comercialização de mercadorias, como ocorre com a Argentina.

Durante a visita hoje (13) à Rússia, Lula e Medvedev assinarão acordos em vários setores -desarmamento, não proliferação de armas, militar, espacial, direitos humanos, cultura, segurança da informação e científico. O destaque, no entanto, é o Plano de Ação da Parceria Estratégica Brasil-Rússia que engloba pesquisas em tecnologia e defesa.

Na passagem por Moscou, o presidente deverá participar ainda das comemorações da declaração  conjunta referente aos 65 anos do fim da Segunda Guerra Mundial. O documento é assinado por 45 partidos comunistas do mundo e várias entidades civis em celebração à vitória dos aliados contra a Alemanha nazi-facista.

De Moscou, Lula segue para Doha, capital do Catar. Ele terá reuniões com o emir Hamad bin Khalifa Al Thani e assinará acordos bilaterais nas áreas de cultura, turismo e educação. Depois, o presidente vai para o Irã, no sábado (15), para reuniões com Ahmadinejad.

Leia mais sobre a Rússia ou comércio exterior

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaComércioComércio exteriorEuropaLuiz Inácio Lula da SilvaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresRússia

Mais de Economia

China lidera mercado logístico global pelo nono ano consecutivo

China lidera mercado logístico global pelo nono ano consecutivo

Indústria de alta tecnologia amplia sua produção pela primeira vez desde 2018

Reforma tributária: videocast debate os efeitos da regulamentação para o agronegócio