Economia

Brasil é referência em combate a cartéis, diz OCDE

São Paulo - Relatório da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgado nesta sexta-feira, em São Paulo, mostra que o Brasil é visto como líder no combate a cartéis por seus vizinhos na América Latina. O relatório avalia a atuação dos órgãos de defesa da concorrência no período de 2005 a 2009. O estudo […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

São Paulo - Relatório da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgado nesta sexta-feira, em São Paulo, mostra que o Brasil é visto como líder no combate a cartéis por seus vizinhos na América Latina. O relatório avalia a atuação dos órgãos de defesa da concorrência no período de 2005 a 2009.

O estudo é resultado de uma análise da lei e da política de defesa da concorrência do país, conhecido como "peer review" (revisão pelos pares). O trabalho, que vinha sendo feito desde setembro de 2009, tem como objetivo avaliar a atuação dos órgãos de defesa da concorrência do país avaliado, apontando os avanços realizados nos últimos anos e sugerindo melhorias que devem ser implementadas.

Esta é a segunda vez que o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência (SBDC) - formado pelas secretarias de Direito Econômico do Ministério da Justiça (SDE) e de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda (SEAE), além do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) - passa por uma avaliação da OCDE.

"O programa de combate a cartéis do SBDC, praticamente inexistente em 2000, apresenta-se agora ativo e eficaz. Particularmente notável é o componente da execução criminal", diz o relatório, que destacou de forma positiva a cooperação entre promotores e autoridades de concorrência no Brasil, nos últimos anos.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaConcorrênciaDados de Brasil

Mais de Economia

Brasil é 'referência mundial' em regulação financeira, diz organizador de evento paralelo do G20

Governo teme “efeito cascata” no funcionalismo se Congresso aprovar PEC do BC

Banco Central estabelece regras para reuniões com agentes do mercado financeiro

Produção industrial sobe 4,1% em junho, maior alta desde julho de 2020

Mais na Exame