Economia

Brasil faz 1º embarque de carne suína in natura aos EUA

Segundo o governo, volume embarcado foi pequeno, de 25 toneladas, a partir do porto de Itajaí, em Santa Catarina


	Porcos em fazenda: duas plantas estão habilitadas para exportação aos Estados Unidos
 (Paulo Whitaker/Reuters/Reuters)

Porcos em fazenda: duas plantas estão habilitadas para exportação aos Estados Unidos (Paulo Whitaker/Reuters/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de novembro de 2014 às 17h41.

São Paulo - O Brasil exportou pela primeira vez carne suína in natura para os Estados Unidos, após cerca de dois anos de negociações, informou o Ministério da Agricultura brasileiro em nota nesta segunda-feira.

O volume embarcado foi pequeno, de 25 toneladas, a partir do porto de Itajaí, em Santa Catarina, na última quinta-feira, acrescentou o ministério.

Mas especialistas argumentam que a efetivação de vendas ao exigente mercado dos EUA pode credenciar as empresas brasileiras a realizarem negócios com outros potenciais importantes novos mercados.

Atualmente, duas plantas estão habilitadas para exportação aos EUA, as unidades da Aurora de Chapecó e da BRF, de Herval do Oeste, ambas em Santa Catarina, Estado considerado livre de febre aftosa sem vacinação.

Os EUA são os maiores exportadores de carne suína do mundo, enquanto o Brasil figura na quarta posição global no ranking de exportação, segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

De acordo com o ministro da Agricultura, Neri Geller, a exportação indica a confiança adquirida pelo Serviço de Inspeção Federal brasileiro.

"Além disso, a abertura de novos mercados reflete as condições favoráveis do Brasil para atender tanto a demanda interna quanto a externa", disse no comunicado.

O Brasil produziu em 2013 um total de 3,52 milhões de toneladas de carne suína. Este ano, a produção já chega a 3,55 milhões de toneladas, segundo o ministério.

Até outubro de 2014, o país já exportou 410 mil toneladas do produto, o equivalente a 1,33 bilhão de dólares, contra 1,35 bilhão de dólares em todo o ano passado, que teve embarques de aproximadamente 513 mil toneladas.

Acompanhe tudo sobre:ComércioComércio exteriorExportaçõesIndústriaBrasil-EUA

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado aumenta projeção do PIB em 2025, 2026 e 2027

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?