Economia

Brasil e China terão fundo de US$20 bi para financiamentos

Os países anunciaram a decisão de criar fundo de cooperação com a previsão de US$ 20 bilhões para financiamento de projetos nas áreas de logística e indústria


	Logística: China se dispôs a fazer um aporte de 15 bilhões de dólares ao fundo
 (Getty Images)

Logística: China se dispôs a fazer um aporte de 15 bilhões de dólares ao fundo (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de junho de 2015 às 17h26.

Brasília - Brasil e China anunciaram nesta sexta-feira a decisão de criar um fundo de Cooperação para a Expansão da Capacidade Produtiva, com previsão de 20 bilhões de dólares para o financiamento de projetos, principalmente das áreas de logística e indústria.

Segundo ata da 4ª reunião da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação, realizada nesta sexta, a China se dispôs a fazer um aporte de 15 bilhões de dólares ao fundo, enquanto a parte brasileira se comprometeu com 5 bilhões de dólares.

Quando veio ao Brasil em maio, o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, e a presidente Dilma Rousseff, anunciaram a criação de um fundo de 50 bilhões de dólares destinados à infraestrutura no Brasil, pela Caixa Econômica Federal e o Banco Industrial e Comercial da China (ICBC, na sigla em inglês).

Na ocasião, também mencionou o fundo de cooperação anunciado nesta sexta. Segundo o subsecretário-geral político do Ministério das Relações Exteriores, embaixador José Alfredo Graça Lima, a ideia é que o fundo “passe a vigorar no mais curto prazo possível”.

Acompanhe tudo sobre:Indústrias em geralInfraestruturaLogísticaÁsiaChinaIndústria

Mais de Economia

Qual será o valor do salário mínimo em 2026?

Selic vai cair em janeiro? Mercado foca no comunicado do Copom

Banco Europeu destina 300 milhões de euros para modernizar rede elétrica da Bahia

IPCA de novembro acelera e fecha em 0,18% após queda em outubro